Saúde realiza campanha de doação de sangue no Paço Couto Magalhães

ATO DE SOLIDARIEDADE
Saúde realiza campanha de doação de sangue no Paço Couto Magalhães

A campanha de Doação de Sangue ocorre nesta segunda-feira (23), no Paço Couto Magalhães, das 8h às17h.


20/07/2018    566

A prefeitura de Várzea Grande realiza nesta segunda-feira (23), Campanha de Doação de Sangue, no Paço Couto Magalhães, das 8h às17h. A ação faz parte de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, MT-Homocentro e Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT).  

A ação reforça a importância da doação de sangue e também sensibilizará novos doadores, com objetivo de fazer com que mais cidadãos tenham a doação como um hábito, não apenas em datas específicas. A campanha visa suprir a demanda de abastecimento de sangue no município.

A coleta das bolsas de sangue será feita pelo MT -Hemocentro - Hemobus.  Com a temática ‘Doe o amor que corre em suas veias... Doe sangue!’, o ato pretende coletar centenas de bolsas de sangue para composição do banco do órgão público estadual. O grupo ‘Amigos Solidários’ de Várzea grande também é parceiro da campanha.

Segundo o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes a ação faz parte das políticas públicas da Pasta. “Esta é a primeira edição que ocorre no Paço Couto Magalhães. A intenção é fazer várias edições para ajudar aumentar bolsas de sangue do banco do MT Hemocentro. Várzea Grande é beneficiada diretamente pelo ato vez que o Hospital e Pronto Socorro utiliza em cirurgias e transfusões. No dia 30 haverá novamente a coleta de sangue”.  

“Para doar, basta apresentar um documento de identidade endereço completo, e respeitar requisitos básicos – entre eles, ter entre 18 e 69 anos, menores de 18 anos devem comparecer com responsável legal no local de coleta devidamente identificados, para autorizar formalmente a doação, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra. É muito importante doar sangue. É preciso ter esse hábito para manter o limite necessário no banco de sangue. Não será possível a doação de mulheres grávidas, que estejam amamentando ou de pessoas com doenças transmissíveis”, explicou o secretário.

O secretário convida a toda população e servidores públicos dos poderes Executivo, legislativo e judiciário, para que se dirija ao Hemobus que estará estacionado no Paço Couto Magalhães. “A expectativa é de expressiva procura para a doação de sangue durante o dia inteiro. A Secretaria de Saúde agradece aos parceiros envolvidos na ação que visa salvar vidas. É uma oportunidade de solidarizarmos com o próximo. O Hemocentro Estadual necessita muito das doações, porque fornece as bolsas de sangue para muitos hospitais de todo o Estado e, inclusive, para o Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande.

As bolsas coletadas na ação serão estocadas pelo MT Hemocentro e ficam disponíveis, de acordo com a necessidade, para o Pronto Socorro de Várzea Grande. Após a coleta, o sangue doado ainda passa por uma bateria de exames para assegurar a qualidade do material coletado.

O Grupo ‘Amigos Solidários’, conta com uma equipe de jovens da cidade, que se preocupam em promover ações sociais que venham atender os menos desfavorecidos, em especial, crianças e famílias. O grupo também distribui alimentos, roupas, medicamentos e brinquedos para famílias carentes da cidade.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG