Procon divulga dados sobre atendimentos realizados nos últimos  5 meses em Várzea Grande

Defesa do Consumidor
Procon divulga dados sobre atendimentos realizados nos últimos  5 meses em Várzea Grande

Procon resolve 80% das demandas de conciliação


17/08/2018    120

Unidade municipal responsável pelo acolhimento e orientações gerais a população, nas questões de defesa do consumidor, o Procon de Várzea Grande  divulgou dados dos atendimentos nesses primeiros 5 meses de 2018 (janeiro à maio), apresentando  1466 registros. De acordo com as informações, neste período passaram pelo órgão mais de 2 mil cidadãos varzeagrandenses, apresentando situações das mais variadas, sobre temas como alimentos, assuntos financeiros, fiscalização, habitação, produtos, saúde, nota fiscal , serviços além de outros considerados extra Procon. 

No período foram realizadas 441 audiências de Conciliação, com 80% das demandas solucionadas na sede administrativa. Dependendo dos desfechos dos casos, as partes são orientadas a buscarem as vias judiciais para solução dos conflitos. Ao todo, foram expedidas 802 notificações de consumidores. Vale destacar que o órgão realiza cerca de 330 atendimentos de consumidores/mês.  O Procon é vinculado a Procuradoria Geral do Município.

Conforme o relatório, foi realizado um total de 1446 atendimentos,com destaque para 789 atendimentos relativos às questões relacionadas à concessionária de prestação de serviço de energia elétrica; seguidos de: 313 atendimentos relativos às questões financeiras/cartões de créditos/empréstimos; 116 telefonia e 79 atendimentos relacionamentos a outros serviços.  

“O objetivo do órgão é orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos nas relações de consumo. Oferecemos um serviço totalmente gratuito, buscando resolver as demandas dos consumidores, evitando a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário. O índice de resolução das demandas chega até 94,85%, e isso é uma vitória para os consumidores, pois conseguem resolver suas demandas no órgão administrativo", pontuou a coordenadora de Defesa do Consumidor, Carolina Barbosa.

A coordenadora Carolina Barbosa disse ainda que além do atendimento in loco, o órgão tem ações externas que tem alcançado bons índices de satisfação da população, como, ‘Procon na Escola’, o projeto contempla unidades escolares com palestras educativas e orientativas, o público alvo são crianças e adolescentes do 1º ao 9° do Ensino Fundamental. “Toda última sexta-feira do mês uma escola é contemplada com visita técnica dos profissionais que além das palestras fornece matérias didáticos lúdicos .Neste ano 7 escolas já receberam o projeto. O Procon também fez blitz educativa, o qual, computou a distribuição de 1500 panfletos.Foi promovido ainda a distribuição de Códigos de Defesa do Consumidor para 150 alunos da Faculdades Integradas Sávio Brandão – Fausb, em evento acadêmico.

“Temos também a ação de adesivagem nos estabelecimentos comerciais, todas terças e sextas-feiras, enquanto fiscais estão realizando pelo comércio blitz ,são fixados adesivos informativos do Procon nos estabelecimentos. O Procon executara política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços” explica a corrdenadora.

“O Procon de Várzea Grande tem a finalidade de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos”, conclui a procuradora Geral, Sadora Xavier. Informando ainda que o trabalho do órgão é voltado para as questões que envolvem relação jurídica de consumo, regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor. ‘O Procon atende, informa e ajuda o consumidor”, afiançou a procuradora.

Satisfação do Consumidor: No 1º semestre de 2018, o índice de satisfação dos consumidores atendidos atingiu 99%, o que revela a satisfação do povo várzea-grandense com a qualidade dos serviços prestados pelo órgão.

Procon Web: O  Procon Web, é uma  plataforma de atendimento virtual do órgão, tem se consolidado como mais uma alternativa ágil e rápida para o  consumidor  registrar suas demandas. O acesso é feito, por meio do Portal www.varzeagrande.mt.gov.br, no banner situado na página principal “PROCON”.

A sede do Procon fica localizada na Avenida Arthur Bernardes, n° 1399, bairro Planalto Ipiranga.  O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone 3692-2476 / 3682-3054. 

 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG