Conselho de Educação realiza 1º Encontro Normativo para a Base Curricular

Educação de Qualidade
Conselho de Educação realiza 1º Encontro Normativo para a Base Curricular

Várzea Grande vem se destacando nas discussões para a elaboração do relatório final que será referendado pelo MEC em 2019


17/08/2018    82

O Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande – CME, promove nesta sexta-feira, 17, durante todo o dia, o primeiro encontro normativo para discutir e  elaborar as diretrizes do currículo da Base Nacional Comum Curricular do município. As discussões se concentram sobre os aspectos da Educação Infantil e os debates são direcionados aos estudos voltados a Educação Básica.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos foi representada pela subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Benedita Santana Ponce. Durante a abertura dos trabalhos, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira Santos, disse que o Conselho, sendo entidade responsável pelas escolas municipais e por escolas particulares que oferecem o curso de Educação Infantil, tem o compromisso de promover os debates para a reflexão sobre os aspectos da educação nos dias atuais e construir em conjunto com os Conselhos municipais, estaduais, UNDIME e União Nacional dos Conselhos Municipais de Mato Grosso, o currículo que será seguido pelo município da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular brasileira é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Várzea Grande se destaca nas ações sobre o tema que tiveram início desde março deste ano, com a realização do “Dia D” da BNCC pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tendo como foco o estímulo e o fortalecimento das discussões e os debates para elaboração de uma proposta curricular abrangente, de acordo com a realidade do município para o avanço e modernização do processo pedagógico de aprendizagem.

Para a subsecretária, Benedita Ponce, os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular de Várzea Grande, em regime de colaboração com os demais Conselhos e entidades, estão avançando de maneira democrática, onde todos podem contribuir dando sugestões para adequar a Base de acordo com nossa realidade local. “Nossa meta é buscar uma proposta que contemple a diversidade regional e cultural tão característica de nossa população, que apresente as alternativas e avanços para a melhoria no processo de aprendizagem pedagógica de nossos alunos”

As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular estão acontecendo em todos os estados e o município de Várzea Grande está colaborando efetivamente para a elaboração do relatório final, após o encaminhamento das propostas para as unidades escolares e receber as contribuições da comunidade escolar. A sistematização do texto base definitivo do documento da BNCC pelo Ministério da Educação está prevista para fevereiro de 2019.

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG