Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação discute implementação de melhorias no ensino básico

Educação para Todos
Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação discute implementação de melhorias no ensino básico

O tema discutido foi “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.


21/08/2018    76

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/MT, representou o município e o Estado de Mato Grosso na sétima edição do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, (7º FNEx), realizado de 14 a 17 de agosto na cidade de Recife/PE. A sétima edição do evento teve como tema “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

Durante quatro dias de programação, o evento mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores (a delegação de MT contou com 20 dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias) que discutiram assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Realizado em um ano de intensos debates e de desafios para a elaboração dos currículos, que trarão impacto diretos ao processo pedagógico, o encontro foi um marco para debater as mudanças que deverão ocorrer na política de formação de professores.

Organizada em conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, a sétima edição do Fórum debateu a implementação da Base Nacional Comum Curricular, Trajetórias de Sucesso Escolar e Financiamento da educação além de proporcionar aos participantes visitas a salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, Sase, SEB, Secadi, Capes, Ministério da Saúde - MS), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme) e a estandes de empresas expositoras.

Reunido com dirigentes das 26 seccionais da Undime, o secretário Silvio Fidelis destacou que os trabalhos do maior encontro da educação básica pública do país, tiveram o desafio de reforçar cada vez mais a necessidade de aporte de recursos para assegurar o acesso de todos à educação básica de qualidade.

“Hoje, o maior número de matrículas no país é em creches e pré-escolas, que são de responsabilidade dos municípios. Para assegurar que os municípios tenham, de fato, como oferecer as crianças brasileiras uma educação pública e com qualidade, precisamos fortalecer as parcerias com os governos federal e estadual”, declarou.

No final do 7º FNEx, a Undime nacional aprovou a Carta do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG