Frum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao discute implementao de melhorias no ensino bsico

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/MT, representou o município e o Estado de Mato Grosso na sétima edição do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, (7º FNEx), realizado de 14 a 17 de agosto na cidade de Recife/PE. A sétima edição do evento teve como tema “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

Durante quatro dias de programação, o evento mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores (a delegação de MT contou com 20 dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias) que discutiram assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Realizado em um ano de intensos debates e de desafios para a elaboração dos currículos, que trarão impacto diretos ao processo pedagógico, o encontro foi um marco para debater as mudanças que deverão ocorrer na política de formação de professores.

Organizada em conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, a sétima edição do Fórum debateu a implementação da Base Nacional Comum Curricular, Trajetórias de Sucesso Escolar e Financiamento da educação além de proporcionar aos participantes visitas a salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, Sase, SEB, Secadi, Capes, Ministério da Saúde - MS), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme) e a estandes de empresas expositoras.

Reunido com dirigentes das 26 seccionais da Undime, o secretário Silvio Fidelis destacou que os trabalhos do maior encontro da educação básica pública do país, tiveram o desafio de reforçar cada vez mais a necessidade de aporte de recursos para assegurar o acesso de todos à educação básica de qualidade.

“Hoje, o maior número de matrículas no país é em creches e pré-escolas, que são de responsabilidade dos municípios. Para assegurar que os municípios tenham, de fato, como oferecer as crianças brasileiras uma educação pública e com qualidade, precisamos fortalecer as parcerias com os governos federal e estadual”, declarou.

No final do 7º FNEx, a Undime nacional aprovou a Carta do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.