Programa “Mais Qualidade de Vida”  incentiva vida saudável

Esporte e Saúde
Programa “Mais Qualidade de Vida”  incentiva vida saudável

As atividades ocorrem nos Parques Municipais de Várzea Grande


14/09/2018    118

Promover um melhor condicionamento físico e oferecer acompanhamento nas atividades esportivas para servidores municipais e população em geral, adepta a exercícios físicos de baixo impacto nos espaços públicos de Várzea Grande, é a finalidade do Programa Municipal ‘Mais Qualidade de Vida’, desenvolvido pela Superintendência de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Em mais uma edição do “Aulão” do programa, realizado na tarde de quinta-feira (13), no Parque Ecológico Municipal Tanque do Fancho, participantes puderam se exercitar ao som da Zumba, praticar a ginástica funcional, ginástica localizada e outros exercícios ministrados e supervisionados pelos instrutores profissionais de Educação Física da superintendência de Esportes.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis os professores de Educação Física dão orientação durante as aulas do Programa ofertadas nos Parques e Praças da cidade. Sílvio ressalta a importância de se investir em ações de promoção de saúde e de prevenção a doenças. “Investir em ações como essa são garantia de retorno em melhoria da qualidade de vida do cidadão várzea-grandense. Se você tem hábitos saudáveis, reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. A atividade física, aliada a uma dieta equilibrada, também ajuda a controlar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. O nosso Programa visa o bem estar e qualidade de vida, por meio de práticas esportivas”.

Para o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, o Programa Mais Qualidade de Vida, desenvolvido pela Prefeitura Municipal foi muito bem recebido pela população,“O programa também visa à inclusão social, a vivência com exercícios físicos de baixo impacto para todas as faixas etárias e ainda dispomos de acompanhamento técnico especializado com professores de educação física para maior segurança aos participantes de nossas aulas”, salientou.

Para dona Maria do Carmo Santana, funcionária pública aposentada de 59 anos, moradora do Bairro Água Limpa, os exercícios físicos e caminhada nos finais de tarde viraram rotina desde quando foi diagnosticada com hipertensão em 2012. Sempre que pode participa das atividades promovidas pelos profissionais do Esporte da Prefeitura de Várzea Grande. “Antes ficava muito tempo parada, comia mal e não me preocupava com a saúde, estava muito acima do peso e ficava cansada com frequência por fazer o serviço de casa. Depois que passei a participar do Programa estou me sentindo bem melhor, mais disposta e com saúde”,  explicou.

A Superintendência de Esporte está implementando mais políticas públicas de desporto e lazer, com isso,  promove também a edição de  dos Jogos dos Servidores Públicos 2018, que além das disputas tradicionais do Futebol Society, este ano vai incrementar mais modalidades de jogos como:  Bozó, Damas e campeonato de Truco. A expectativa é da ampliação do número de participantes entre os servidores da Prefeitura Municipal. As inscrições estão abertas até 17 de setembro.

As competições dos Jogos dos Servidores Públicos de Várzea Grande começam dia 22 de setembro e o encerramento será dia 3 de novembro, com as premiações aos vencedores.

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG