ASPECTOS FÍSICOS

O município de Várzea Grande, está localizado no Estado de Mato Grosso, na Mesorregião do Centro – Sul Mato-Grossense, Microrregião de Cuiabá, na margem direta do Rio Cuiabá. Ocupa uma área de 1.048.212 Km² e se limita ao norte com os municípios de Acorizal, Rosário Oeste e Jangada, ao sul com os municípios de Poconé e Santo Antônio do Leverger ao leste com a capital do Estado de Mato Grosso Cuiabá e a oeste com o município de Nossa Senhora do Livramento.

Está localizada à 789 metros de altitude acima do nível do mar, com relevo relativamente plano com topografia suave e em declive em direção a calha do Rio Cuiabá. Possui uma cobertura vegetal característica de cerrado com pontos de Floresta Amazônica e Pantanal, em sua área urbana possui dois parques consolidados, o Parque Tanque do Fancho e o Parque Flor do Ipê, o primeiro localizado no centro e o segundo na região do bairro Cristo Rei, existe uma terceira área em processo de implementação de parque denominado de Parque Berneck, esse localizado no bairro Marajoara região oeste.

O município é cortado por vários rios e córregos, o mais importante deles é o Rio Cuiabá e o Rio Pari, o primeiro com grande expressão fazendo a sua divisa com Cuiabá e o segundo na região norte da cidade. Em sua área urbana existem vários córregos, como o Laranjinha, o Rodeio, do General, do Sapateiro, do Formigueiro, Imbauval, Traira, Piçarrão, do Aeroporto, da Manga e por essa quantidade acaba por reafirmar o seu nome “Várzea Grande”.

A temperatura média anual é de 25,9°C, nos meses de inverno aqui mais precisamente em julho as temperaturas podem chegar a abaixar para 8°C, temperatura essa que não dura muito tempo; já no período de verão a temperatura pode chegar facilmente a 40°C. Existem duas estações anuais bem definidas o inverno que é a estação seca e o verão que é a estação chuvosa, a média pluviométrica é de 1.750 mm anuais mantendo a média da umidade relativa do ar em torno de 60%.

Com população estimada em 274.013 de acordo com dados do IBGE 2017, é a segunda maior cidade em população do Estado de Mato Grosso; junto com Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio, Acorizal e Chapada dos Guimarães formam a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, aglomerado urbano esse em que habitam um terço de toda a população do Estado de Mato Grosso.

Possui uma densidade demográfica de 240,98 hab/km², sua população é basicamente urbana com taxa de urbanização em 98,46% com taxa de crescimento de 1,24%. O sitio aeroportuário acaba dividindo a cidade em duas grandes áreas, sendo a mais próxima ao rio a região do bairro do Cristo Rei e Parque do Lago, e na outra face o centro com suas expansões ao oeste e ao sul. A expansão urbana, atualmente ocorre em direção norte e foi possibilitada pelo investimento em obras de infraestrutura e pavimentação e duplicação de vias, o que facilitou o acesso, e a interligação com o município de Cuiabá.

O município é o portal de entrada para norte e o oeste do estado de Mato Grosso, sendo cortado pelas Rodovias Federais BR 070, BR163 e BR 364 importantes eixos de ligação e integração nacional, assim como também é cortando pelas rodovias estaduais MT 351 e MT 050, importantes ligações regionais com as cidades da baixada cuiabana.

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, se localiza neste município, sendo o principal aeroporto do Estado de Mato Grosso, atendendo a toda baixada Cuiabana, atualmente possui capacidade para atender quatro milhões de passageiros anuais e é a porta de entrada do turismo nacional e internacional, em busca de atrativos naturais no Pantanal e em Chapada dos Guimarães, sendo considerado o segundo mais movimentado do centro oeste.


Aeroporto Marechal Ronton

ASPECTOS ECONÔMICOS

O Produto Interno Bruto de Várzea Grande é o segundo maior da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, o terceiro do estado de Mato Grosso e o 155° de todo o país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relativos a 2015, o produto interno bruto do município era de 6.257 239,18 mil reais, sendo que 622.826,34 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes.

O produto interno bruto per capita é de 23 333,50 reais, ficando em 74° lugar no Estado de Mato Grosso e em 1466° lugar no país, já o Índice de Desenvolvimento Humano de renda é de 0,711, sendo que os dados de 2015 aponta que o município de Várzea Grande está em 3° no estado de Mato Grosso e 150° no país.

A economia do município está amplamente ligada ao terceiro setor, dados do IBGE de 2015, demonstram que a produção em Serviços representa 75% de toda a produção do PIB economia, ficando o município em 3° no estado de Mato Grosso e 127° no país, o setor secundário com as industrias fica em segundo lugar com 24% ficando em 3° no estado 216° no país e por último o setor primário representado pela agropecuária com apenas 1% do total ficando em 66° posição no estado e em 805° no país.

Com esses dados é possível dizer que o município de Várzea Grande, está em seu terceiro ciclo econômico, que se iniciou com a agricultura e pecuária, servindo como ponto de abastecimento para as tropas da Guerra do Paraguai, mais tarde passando por um processo de industrialização de onde veio o slogan “Cidade Industrial” com o estabelecimento de grandes indústrias de processamento de matéria prima, até o presente como um cidade focada nas micro empresas, na prestação de serviço e na oferta de mão de obra para toda a região metropolitana. Dados do IBGE (quadro ao lado), demonstram a quantidades de pessoas empregadas de maneira assalariada e as microempresárias.

O município arrecada pouco mais de 37% de suas receitas o restante vem por repasses governamentais que de acordo com o IBGE somam 73% de toda sua receita. De acordo com dados publicados no Portal Transparência a receita do município no ano de 2015 foi de R$ 387.143.981,84 passando por um aumento significativo já em 2016 contabilizou receita de R$ 430.894.160.25, demostrando crescimento e estabilidade política. Já as despesas se mantiveram desde de 2015 abaixo das receitas provocando um superávit nas contas municipais, permitindo assim importantes investimentos. Várzea Grande é o terceiro município do estado em números de empresas atuantes ao todo são 6.568 empresas nos mais variados segmentos, gerando 55.822 postos de trabalho registrados, esses mesmos dados mostram que a média salarial é de 2,3 salários mínimos o que coloco

Várzea Grande na 63ª posição no estado e na 1011º no país. Analisando dos dados obtemos um cenário onde a renda está concentrada e que os empregos gerados são de baixo valor agregado o que pode ser um alerta ao nível de educação da mão de obra, ou do tipo de empresa que está ofertando os empregos.

Com sua economia em expansão, e o fortalecimento do terceiro setor, Várzea Grande é o segundo maior mercado consumidor do estado, atraindo investimento de empresas de renome nacional. Aqui estão instaladas grandes empresas como a Coca Cola, a Sadia Oeste, Refrigerantes Marajá, Isoeste, Cerâmica Santo André, Big Lar Supermercados, Extra Supermercados, Atacadão, Todimo Materiais de Construção além de Frigoríficos, Centros de Distribuição e pequenas e médias indústrias de manufatura. De acordo com dados do Detran de 2017 Várzea Grande possui frota de 153.350 veículos a segunda maior do estado perdendo apenas para a capital. Com essa quantidade de veículos temos uma taxa de motorização, de um veículo a cada duas pessoas, o que acaba por impactar no trânsito, levando em consideração o aumento exponencial de veículos de outras cidades do estado quase que dobramos a quantidade de veículos circulantes.


Avenida Couto de Magalhães – Rua Comercial

ASPECTOS SOCIAIS

O município de Várzea Grande concentra a segunda maior população urbana do estado de Mato Grosso de acordo com dados da última contagem do IBGE. O município desde a sua emancipação política e administrativa na década de 60, vem recebendo sistematicamente migração provinda do interior do estado e também de outros estados, o principal papel do município durante muito tempo foi o de acolher esses imigrantes que buscavam melhores condições de vida, tanto em quesitos como educação e saúde.

O Índice de Desenvolvimento Humano está em 0.734 (IBGE, 2010), considerado é considerado médio de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, está em 15° lugar no estado de Mato Grosso e em 933° lugar no país, a série histórica mostra essa evolução do IDH, saltando em 20 anos saindo de 0.471 em 1991 chegando ao nível atual.

O crescimento populacional nas últimas duas décadas não foi acompanhado pelos investimentos necessários nos aspectos sociais e na melhoria da qualidade de vida, o que reflete nos dias atuais; a atual gestão não tem medido esforços para equalizar esses problemas e vem conseguindo grandes investimentos e retomada de obras paralisadas.

Na área educacional Várzea Grande conta com 81 unidades educacionais municipais espalhadas pela cidade que no ano de 2017 atenderam a um total de 24.915 crianças e jovens sendo que 8.530 na Educação Infantil e 16.385 no Ensino Fundamental. Também foram atendidos um total de 150 alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Na rede de educação os alunos recebem uniformes somente no ano de 2017 foram disponibilizados: 43.500 uniformes para as escolas da zona urbana e 2.168 uniformes para as escolas da zona rural. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica vem demonstrando grande crescimento em 2005 o IDEB era de 3,6 em 2015 saltou para 5,2 um aumento e 1,6 pontos, uma grande melhoria. A nossa meta é chegar em 2021 com o IDEB em 5,9 pontos, melhorando assim o aprendizado dos nossos alunos e a suas competências.

No ensino fundamental o município foi registrado no ano de 2018, 164 escolas dividas entre urbanos e rurais e entre públicas e privadas, a rede pública possui 127 escolas com um total de 32.337 alunos matriculados. Já no Ensino Médio totalizam 127 escolas públicas com 10.330 matriculados. No nível superior Várzea Grande conta com 12 instituições de ensino superior sendo 6 delas presenciais e 6 a distância, com destaque para três instituições a UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, o IFMT- Instituto Técnico Federal de Mato Grosso e o UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande; a UFMT e o IFMT possuem campus com cursos voltados para as áreas de engenharia e ciências. Um importante projeto que está em construção é o Parque Tecnológico de Mato Grosso, que servirá como incubadora para o desenvolvimento de empresas e trabalhos com tecnologia, transformando assim a cidade de Várzea Grande em um polo de conhecimento e produção tecnologia.

O sistema de Saúde Pública de Várzea Grande, assim como preconiza o Sistema Único de Saúde – SUS é dividido de acordo com o perfil do atendimento; são eles: a Atenção Básica com as 21 Unidades de Saúde da Família – USF, 04 Centros de Saúde, 05 Clinicas de Atenção Básica da Saúde, 03 Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, e a Clínica Odontológica.

Na Atenção Secundária contamos com 05 Policlínicas (Jardim Glória, Marajoara, 24 de Dezembro, Parque do Lago, Cristo Rei), Serviço de Atendimento Especializado – SAE, Centro de Especialidades Médicas – CEM, e mais recente a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Centro Sul (Somente nos primeiros 40 dias de funcionamento esta unidade atendeu 7.729 pacientes).

Na Atenção Terciária, está o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande – MT, fundado me 1985, e que ao longo do tempo foi recebendo ampliações e várias reformas até se tornar o hospital de referência para a saúde municipal, contando atualmente com 172 leitos sendo 10 de UTI adulto, 03 de UTI pediátrica e 07 UTI neonatal, e atendimento de diversas especialidades, o seu atendimento e totalmente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Outro hospital de destaque na cidade é o Hospital Metropolitano, administrado pelo governo estado.

Na rede particular Várzea Grande, conta com vários consultórios médicos, clinicas médicas e hospitais, sendo que nos últimos dois anos vários empresários do segmento de saúde fizeram investimentos construindo clinicas e reformando os hospitais existentes.