Eres - Educação Étnico-Racial e Educação Especial - Prefeitura de Várzea Grande
Eventos - Eres - Educação Étnico-Racial e Educação Especial



Eventos

Educao tnico-Racial:

Ciclo de Estudos “Fortalecendo o Ensino para os Desafios da Aprendizagem em Educao tnico-Racial”. A LDB, em seu Art. 22, determina que: “A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Sabedores das desigualdades raciais no campo social, que exclu o negro e ndio das mesmas condies educacionais que o branco, o ciclo de estudos vem fazer o resgate da histria e cultura afro-brasileira e indgena no intuito de resgatar, valorizar e assim construir novas perspectivas de ascenso educacional para as relaes tnico-raciais.

Objetivo: Propiciar a equipe escolar conhecimento terico-prtico sobre a temtica educao e diversidade tnico-racial, de forma que sensibilizem para a temtica e incluam no currculo escolar aes que combatam o racismo e toda forma de discriminao, e incluam a histria e contribuio afro-brasileira e indgena conforme determinao da Lei 9.394/96 no Art. 26 A.

 

 Frum Municipal Permanente de Educao e Diversidade tnico-Racial (FMPEDER)


Dia 30/05/2016
Local: Subsecretaria de Educao
Horrio: Das 08: 00 s 11:30 / das 13:30 s 17:00 horas
Realizao: Secretaria Municipal de Educao, Cultura, Esporte e Lazer(SMECEL)/Conselho Municipal da Promoo da Igualdade Racial(CMPIR)
Pblico alvo: Representante governamental, sociedade civil e interessados na temtica.

Objetivo: Articular a criao do Frum Permanente de Educao e Diversidade tnico-Racial entre os representantes de instituies pblicas e da sociedade civil interessados na temtica da educao para as relaes tnico-raciais.

ERES EM REUNIO COM GESTO ESCOLAR

Local: Subsecretaria
Data: 12 de maio de 2016
Horrio: Das 14h s 15h 30min

Mensagem: 13 DE MAIO O QUE DIZER?

A crise final da escravido, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistncia, o que podemos chamar ?Quilombo Abolicionista?. Nesse modelo, as lideranas so muito bem conhecidas, cidados prestantes, com documentao civil em dia e, principalmente, muito bem articulado politicamente. A flor camlia, fosse natural ou artificial, era um dos smbolos mais poderosos do movimento abolicionista. A flor servia, inclusive, como uma espcie de cdigo atravs do qual os abolicionistas podiam ser identificados, principalmente quando empenhados em aes mais perigosas, ou ilegais, como o apoiamento de fugas e a obteno de esconderijo para os fugitivos. (Eduardo Silva)

Aproximamos da data de 13 de maio, que comumente trabalhado pedagogicamente em EMEBs e CMEIs perspectiva de comemorao da Libertao dos Escravos - Lei urea. Voc sabia que a quase quatro dcadas a data recebeu nova conotao pelo Movimento Negro Unificado - MNU? Pois ! A data, Brasil afora, j faz parte de agenda especfica do movimento negro. Como podemos constatar popularmente a data conhecida como o ?Dia Nacional de Denncia e Luta Contra o Racismo.?

Por que "Dia Nacional de Denncia e Luta Contra o Racismo"? O que denunciar?

H inmeras discriminaes que precisa, ainda nos dias de hoje ser denunciadas. Exemplo: os apelidos jocosos e pejorativos insistentemente dados s crianas negras nas escolas, o desrespeito com as religies de matriz africana, o alto ndice de mortalidade entre jovens negros, as ofensas aos jogadores negros, associando-os a macacos, enfim muitos outros que s vezes no so denunciadas. O fenmeno do racismo definiu o lugar e o no lugar do negro, ndio e branco no perodo colonial, imperial e republicano. A abolio da escravatura, aps a Lei urea, no final do Imprio no garantiu aos excludos da sociedade brasileira o direito de cidadania constitucional. " certo que a Lei urea acabou com a escravido no dia 13 de Maio de 1888 no campo formal, mas o que aconteceu no dia 14 de Maio?" (PAULO PAIM)

As pesquisas mostram as desigualdades raciais nos diversos setores da sociedade e apesar da existncia de polticas afirmativas, reparativas e repressivas so notrios os reflexos de anos de explorao e desigualdades.

No ciclo de formao "Fortalecendo o ensino para os desafios da aprendizagem em educao tnico-racial/Educao do Negro: um desafio frente implementao de polticas educacionais" as discusses objetivaram refletir sobre os percalos da escolarizao do negro e a importncia de implementar a Lei 10.639/03 e 11.645/08.

Para tanto,emponderando-nos dos estudos sobre quilombos e smbolos dos movimentos subversivos de luta e resistncia escravido tomamos a camlia como smbolo, hoje, para divulgao e fortalecimento do "Dia Nacional de Denncia e Luta Contra o Racismo."


Educao Especial:

CICLO DE FORMAO “SABERES E PRTICAS NA EDUCAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA”. O Ciclo de Estudos “Saberes e Prticas da Educao Especial na Perspectiva Inclusiva”, propeuma discusso sobre a temtica da Incluso Escolar, fomentando debates acerca de questes sobre polticas, recursos e prticas pedaggicas para reflexo, ampliao e consolidaode um projeto de formao continuada aos profissionais da Educao da Rede Municipal.

Objetivo: Promover a articulao entre teoria e prtica para a implementao de aes para efetivar a consolidao de um sistema inclusivo ao pblico alvo da Educao Especial na Rede Municipal de Vrzea Grande, favorecendo aosprofissionais, a reflexo sobre sua atuao, prtica pedaggica, bem como sobre os ajustes que necessrios para um atendimento com qualidade.