Carta de serviços
Secretaria de Saúde
2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI
O QUE É ESTE SERVIÇO
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com as unidades básicas de saúde e a unidade hospitalar. Desta forma, a população terá um melhor atendimento à saúde, com menor fila nos prontos socorros de hospitais.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física que necessite de atendimento de urgência e emergência.
CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Documentação necessária, documento de identificação com foto e Cartão Nacional de Saúde. O acesso a Unidade de Pronto Atendimento se dá por meio do Acolhimento com Classificação de Risco, que nas UPA’s é uma forma de organização no atendimento, cujo objetivo é organizar o fluxo de pacientes que procuram a porta de entrada de urgência e emergência, gerando atendimento resolutivo e humanizado. Trata-se de uma triagem classificatória de risco, realizada por enfermeiro.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recepção
Registro do paciente no sistema de atendimento, por meio de documento de identificação com foto e cartão nacional do sus
Acolhimento com Classificação de risco
O acolhimento com Classificação de Risco tem o intuito de melhorar o atendimento prestado aos usuários, mediante a equipe multiprofissional, otimizando desta forma o tempo de espera e a redução de agravos de saúde.
O Protocolo Municipal de Classificação de Risco é composto por quatro cores: Vermelho (emergência), Amarelo (Urgência), Verde (pouco urgente) e Azul (não urgente).
Atendimento médico de urgência e atendimento pediátrico de urgência, Médico clinico
Atendimento médico clinico e pediátrico de urgência para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica ou encaminhar aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio do Sistema Nacional de Regulação
Posteriormente o paciente pode ser encaminhado para medicação, observação, exames, farmácia ou alta médica a depender do caso e da conduta médica aplicada.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Conforme o Art. 12. Da Resolução CFM nº 2.079/2014 o tempo máximo de permanência do paciente na UPA para elucidação diagnóstica e tratamento é de 24h, estando indicada internação após esse período, sendo de responsabilidade do gestor a garantia de referência a serviço hospitalar.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento médico de urgência e emergência
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Presencial; (Avenida Gonçalo Botelho de Campos, s/nº, Bairro Cristo Rei 78118- 071)
Na Secretaria Municipal: Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-80
Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A prioridade dos atendimentos ocorre por Acolhimento com Classificação de Risco é uma forma de organização no atendimento, cujo objetivo é organizar o fluxo de pacientes que procuram a porta de entrada de urgência e emergência, gerando atendimento resolutivo e humanizado. Trata-se de uma triagem classificatória de risco, realizada por enfermeiro e não por ordem de chegada.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O atendimento é imediato, inicia assim que o paciente chega na recepção da unidade e registra ficha para atendimento.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presecial; (Avenida Gonçalo Botelho de Campos, s/nº, Bairro Cristo Rei 78118- 071)
Por e-mail; (upa.cristorei2019@gmail.com)
Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presecial; (Avenida Gonçalo Botelho de Campos, s/nº, Bairro Cristo Rei 78118- 071)
Por e-mail; (upa.cristorei2019@gmail.com)
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover o atendimento as urgências e emergências de forma humanizada.
LEGISLAÇÃO
Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.079/2014 (https://portal.cfm.org.br/images/PDF/resolucao2079.pdf).
Portaria nº 10 de 3 de janeiro de 2017 - Redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0010_03_01_2017.html).Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017; consolida as normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde.
(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html)
· Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017; consolida asnormassobrefinanciamentoeatransferênciadosrecursosfederaisparaasaçõeseosserviçosdesaúdedoSistema ÚnicodeSaúde.
(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0006_03_10_2017.html).
· Portaria interministerial n°424, de 30 de dezembro de 2016 - Estabelecenormas para execução do estabelecido no Decreto nº 6.170, de 25 de julhode2007,quedispõesobreasnormasrelativasàstransferênciasderecursosda União mediante convênios e contratos de repasse, revoga a PortariaInterministerial nº 507/MP/MF/CGU, de 24 de novembro de 2011 e dáoutrasprovidências.
(https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20457541/do1-2017-01-02-portaria-interministerial-n-424-de-30-de-dezembro-de-2016-20457287).
· Resoluçãonº10daCIT,de8dedezembrode2016-Dispõecomplementarmentesobreoplanejamentointegradodasdespesasdecapital e custeio para os investimentos em novos serviços de saúde noâmbitodo Sistema Único deSaúde.
(https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2016/04/RESOLUCAO-N_10_16.pdf).
ELABORADO POR
Atenção Secundária
Outros serviços:
1 - ATENÇÃO BÁSICA
1.1- PUERICULTURA
1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
1.3 - HIPERDIA
1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO
1.5 - CONSULTA MÉDICA
1.6 - IMUNIZAÇÃO
1.7 - TRIAGEM NEONATAL
1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
1.9 - CURATIVO
1.10 - SONDAGEM VESICAL
1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)
1.12- REGULAÇÃO
1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME
1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS
1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA
2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE
2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES
2.3 - Centro Especializado em Reabilitação CERII VG
2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA
2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental
2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;
2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Sergio Luiz Ferreira da Silva CAPSi
2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD
3 - URGENCIA E EMERGENCIA
3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA
3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM
3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS
3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES
3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA
3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.
3.7 - MATERNIDADE
4 - VIGILANCIA EM SAÚDE
4.1 - INSPEÇAO SANITARIA
4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA
4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS
4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO
4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)
4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA
5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM
6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG
6.1 - RECLAMAÇÃO
6.2 - DENÚNCIA
6.3 - SOLICITAÇÃO
6.4 - SUGESTÕES
6.5 - ELOGIO