Carta de serviços
Secretaria de Saúde
2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES
O QUE É ESTE SERVIÇO
O Centro de Especialidades em Saúde de Várzea Grande – MT, é uma unidade de atenção secundária à saúde, que presta atendimento a comunidade em nível ambulatorial por meio de consultas especializadas (com médicos especialistas e outros profissionais) agendados via Sistema Nacional de Regulação (SISREG), além de ofertar exames laboratoriais, procedimentos e exames de imagem.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todos os pacientes que necessitarem de atendimento especializado, principalmente os pacientes do serviço de atenção básica que vierem via encaminhamento.
CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.
Necessário encaminhamento para médico especialista e/ou solicitações para procedimentos cirúrgicos ou exames;
Cartão Nacional do SUS.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
O paciente chega a unidade com encaminhamento para realização de consultas com médico especialista e realiza agendamento no setor, localizado na recepção, portando cartão sus e encaminhamento E/OU para agendamento de exames e ou procedimentos o paciente se dirige ao NIR (Núcleo de Regulação) onde os pedidos são solicitados via SISREG;
O SISREG, por meio da regulação, libera a consulta ou procedimento e exames com data específica e o paciente comparece à unidade para atendimento;
Caso o paciente esteja em fila de espera (não há vaga no SISREG), assim que o procedimento ou consulta for liberado, as telefonistas do CES ou Central de Regulação entrarão em contato para comunicá-lo e ele virá a unidade ou outras unidades da rede para consultar-se.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não é possível determinar.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Realização de consultas, exames e procedimentos, via SUS.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.Presencial; (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235) 2.Na Secretaria Municipal;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806 3.Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A prioridade do atendimento acontece no ato de solicitação, caso o encaminhamento ou solicitação seja em caráter de urgência, esses procedimentos são inseridos no SISREG e avaliados pelos reguladores, que priorizarão os pacientes: emergentes, urgentes, e eletivos, respectivamente.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Tempo de atendimento em fila para marcação de consultas ou procedimentos é de cerca de 1 hora.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.Presencial; (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235)
2.Por telefone; (3694-8731)
3.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Necessário encaminhamento para médico especialista e/ou solicitações para procedimentos cirúrgicos ou exames;
Cartão Nacional do SUS.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
O paciente chega a unidade com encaminhamento para realização de consultas com médico especialista e realiza agendamento no setor, localizado na recepção, portando cartão sus e encaminhamento E/OU para agendamento de exames e ou procedimentos o paciente se dirige ao NIR (Núcleo de Regulação) onde os pedidos são solicitados via SISREG;
O SISREG, por meio da regulação, libera a consulta ou procedimento e exames com data específica e o paciente comparece à unidade para atendimento;
Caso o paciente esteja em fila de espera (não há vaga no SISREG), assim que o procedimento ou consulta for liberado, as telefonistas do CES ou Central de Regulação entrarão em contato para comunicá-lo e ele virá a unidade ou outras unidades da rede para consultar-se.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não é possível determinar.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Realização de consultas, exames e procedimentos, via SUS.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.Presencial; (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235) 2.Na Secretaria Municipal;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806 3.Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A prioridade do atendimento acontece no ato de solicitação, caso o encaminhamento ou solicitação seja em caráter de urgência, esses procedimentos são inseridos no SISREG e avaliados pelos reguladores, que priorizarão os pacientes: emergentes, urgentes, e eletivos, respectivamente.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Tempo de atendimento em fila para marcação de consultas ou procedimentos é de cerca de 1 hora.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.Presencial; (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235)
2.Por telefone; (3694-8731)
3.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presencial; (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235)
Por telefone; (3694-8731)
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Presencial (R. São Pedro, 78 - Centro Sul, Várzea Grande - MT, 78110-235) no qual os usuários respondem questionário de satisfação toda segunda e quarta-feira com a profissional responsável pela Ouvidoria, por meio de formulários e estes são analisados e planilhados, para melhoria do serviço prestado;
Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover melhoria da qualidade e segurança nos atendimentos dos pacientes que necessitam de atendimento ambulatorial e especializado.
LEGISLAÇÃO
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 4. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 68 p. – (Série E. Legislação de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 4)(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica_4e d.pdf).
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990, (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm).
Decreto 7508/11, de 28 de junho de 2011 que dispõe sobre a organização do SUS
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm).
ELABORADO POR
Coordenadora Maria Aparecida de Lima Enfermeira Géssica Colango.
Outros serviços:
1 - ATENÇÃO BÁSICA
1.1- PUERICULTURA
1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
1.3 - HIPERDIA
1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO
1.5 - CONSULTA MÉDICA
1.6 - IMUNIZAÇÃO
1.7 - TRIAGEM NEONATAL
1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
1.9 - CURATIVO
1.10 - SONDAGEM VESICAL
1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)
1.12- REGULAÇÃO
1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME
1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS
1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA
2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE
2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI
2.3 - Centro Especializado em Reabilitação CERII VG
2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA
2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental
2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;
2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Sergio Luiz Ferreira da Silva CAPSi
2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD
3 - URGENCIA E EMERGENCIA
3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA
3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM
3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS
3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES
3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA
3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.
3.7 - MATERNIDADE
4 - VIGILANCIA EM SAÚDE
4.1 - INSPEÇAO SANITARIA
4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA
4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS
4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO
4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)
4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA
5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM
6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG
6.1 - RECLAMAÇÃO
6.2 - DENÚNCIA
6.3 - SOLICITAÇÃO
6.4 - SUGESTÕES
6.5 - ELOGIO