• Várzea Grande, 24/09/2023.

Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

O QUE É ESTE SERVIÇO
Centro Especializado em Reabilitação (CER), tem como foco principal a reabilitação/habilitação atua em duas modalidades física e intelectual, no qual deverão prestar atendimento e garantir linhas de cuidado em saúde com ações voltadas para o desenvolvimento singular no âmbito do projeto terapêutico voltadas à funcionalidade, cognição, linguagem, sociabilidade e ao desempenho de habilidades necessárias para pessoas com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda população adulta e infantil do Município de Várzea Grande e regiões circunvizinhas como Jangada, Poconé Livramento.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO

  • Para realizar consulta médica, avaliação e tratamento de fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia é necessário apresentar cartão do sus e documento pessoal;

  • Avaliação e tratamento de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia é necessário apresentar pedido médico com CID da doença e para avaliação se possuir trazer exames complementares (raio x, ressonância magnética, tomografia etc.)

  • Agendamento para os atendimentos é feito de forma presencial;

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recepção:
Para consulta com nutricionista, médico Fisiatra e ortopedista é realizado agendamento pelo Sisreg (Sistema de Regulação), é marcado conforme vagas disponíveis geralmente na mesma semana ou na próxima;

Para avaliação e tratamento em fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia é realizado agendamento através de sistema local, caso o profissional não tenha vagas disponíveis o paciente fica em aguardo, surgindo vaga o profissional liga marcando data e horário da sessão.

Após agendamento confirmado paciente realiza abertura do prontuário na recepção, depois passa pela equipe de enfermagem onde é verificado saturação, temperatura, aferição de pressão e glicemia, paciente é direcionado para o profissional agendado. Fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o profissional após avaliação deixa agendado dia e horário das sessões.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Consultas médicas e nutricionistas no máximo duas semanas. Para fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o período varia de médio a longo prazo visto que depende do quadro de saúde do paciente, aqueles com lesões e sequelas neurológicas permanecem por tempo longo em reabilitação.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

  • Fisioterapia neurológica adulto e infantil (sequelas de acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, paralisia cerebral, paralisia facial, microcefalia entre outros.)

  • Fisioterapia ortopédica e traumatológica adulto e infantil: (fraturas, lombalgia, pós-operatório entre outros);

  • Fonoaudiologia e psicologia adultas e infantis: atendem pacientes com sequelas neurológicas como: Afasia, dificuldade deglutição e motricidade, distúrbio de linguagem, depressão, deficiência intelectual (DI), TEA, déficit de aprendizagem e pessoas com dificuldades funcionais que ocasionam dificuldades na vida diária e prejuízos na autonomia.

  • Nutricionista: pacientes com dificuldades de deglutição, hipertenso, diabéticos e desnutridos.

  • médico ortopedista: atende pacientes com lesões osteomusculares e lesões crônicas como lombalgia.

  • Médico fisiatra atende pacientes adulto e infantil com lesões e sequelas osteomusculares e do sistema nervoso central e periférico.

  • A equipe de enfermagem realiza a triagem e orientações para os pacientes.

  • Assistente social realiza abertura de processos de cadeiras de rodas, meios auxiliares de locomoção e fraldas além de realizar orientações, avaliação e parecer social.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.Presencial
Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul (Anexo ao Postão); 2.Na Secretaria Municipal;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806 3.Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Geralmente a intenção é dar prioridade para sequelas e lesões aguda e pós- operatório.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Consultas médicas e nutricionistas no máximo duas semanas. Para fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o período varia de médio a longo prazo visto que depende do quadro de saúde do paciente, aqueles com lesões e sequelas neurológicas permanecem por tempo longo em reabilitação

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial; (Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul (Anexo ao Postão);

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

  • Consultas e agendamentos de forma presencial:

  • (Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul Anexo ao Postão)

  • Saber a respeito de horário atendimento e do profissional, processos de cadeira de rodas e fraldas ocorrem de forma presencial, telefone e e-mail: (Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul Anexo ao Postão / cridacvg@hotmail.com / (3685-8641/3685-6858)

  • Por e-mail; (cridacvg@hotmail.com)

  • .Por telefone; (3685-8641/3685-6858)

CANAISPARAAPRESENTAÇÃODEPESQUISADESATISFAÇÃODOSUSUÁRIOSOBRE APRESTAÇÃO DOSSERVIÇOS
1.Ouvidoria-ViaSiteOficial(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSODEATENDIMENTO
Ampliaroacessoequalificaroatendimentoàspessoascomdeficiênciatemporáriaou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua noSUS;

Garantia de acesso e de qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral eassistênciamultiprofissional,sob alógica interdisciplinar;

LEGISLAÇÃO
O CER II VG foi habilitado pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria 1.357, de 02de dezembro de 2013, para reabilitação física e intelectual.(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt1357_02_12_2013.html).

ELABORADO POR
Responsável técnica da unidade e Coordenadora Administrativa CER-IIGianiRibeiro deMorais
Gilssa Mariada Silva


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES