Carta de serviços
Secretaria de Saúde
2.3 - Centro Especializado em Reabilitação CERII VG
O QUE É ESTE SERVIÇO
Centro Especializado em Reabilitação (CER), tem como foco principal a reabilitação/habilitação atua em duas modalidades física e intelectual, no qual deverão prestar atendimento e garantir linhas de cuidado em saúde com ações voltadas para o desenvolvimento singular no âmbito do projeto terapêutico voltadas à funcionalidade, cognição, linguagem, sociabilidade e ao desempenho de habilidades necessárias para pessoas com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro Autista (TEA).
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda população adulta e infantil do Município de Várzea Grande e regiões circunvizinhas como Jangada, Poconé Livramento.
CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para realizar consulta médica, avaliação e tratamento de fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia é necessário apresentar cartão do sus e documento pessoal;
Avaliação e tratamento de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia é necessário apresentar pedido médico com CID da doença e para avaliação se possuir trazer exames complementares (raio x, ressonância magnética, tomografia etc.)
Agendamento para os atendimentos é feito de forma presencial;
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recepção:
Para consulta com nutricionista, médico Fisiatra e ortopedista é realizado agendamento pelo Sisreg (Sistema de Regulação), é marcado conforme vagas disponíveis geralmente na mesma semana ou na próxima;
Para avaliação e tratamento em fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia é realizado agendamento através de sistema local, caso o profissional não tenha vagas disponíveis o paciente fica em aguardo, surgindo vaga o profissional liga marcando data e horário da sessão.
Após agendamento confirmado paciente realiza abertura do prontuário na recepção, depois passa pela equipe de enfermagem onde é verificado saturação, temperatura, aferição de pressão e glicemia, paciente é direcionado para o profissional agendado. Fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o profissional após avaliação deixa agendado dia e horário das sessões.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Consultas médicas e nutricionistas no máximo duas semanas. Para fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o período varia de médio a longo prazo visto que depende do quadro de saúde do paciente, aqueles com lesões e sequelas neurológicas permanecem por tempo longo em reabilitação.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Fisioterapia neurológica adulto e infantil (sequelas de acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, paralisia cerebral, paralisia facial, microcefalia entre outros.)
Fisioterapia ortopédica e traumatológica adulto e infantil: (fraturas, lombalgia, pós-operatório entre outros);
Fonoaudiologia e psicologia adultas e infantis: atendem pacientes com sequelas neurológicas como: Afasia, dificuldade deglutição e motricidade, distúrbio de linguagem, depressão, deficiência intelectual (DI), TEA, déficit de aprendizagem e pessoas com dificuldades funcionais que ocasionam dificuldades na vida diária e prejuízos na autonomia.
Nutricionista: pacientes com dificuldades de deglutição, hipertenso, diabéticos e desnutridos.
médico ortopedista: atende pacientes com lesões osteomusculares e lesões crônicas como lombalgia.
Médico fisiatra atende pacientes adulto e infantil com lesões e sequelas osteomusculares e do sistema nervoso central e periférico.
A equipe de enfermagem realiza a triagem e orientações para os pacientes.
Assistente social realiza abertura de processos de cadeiras de rodas, meios auxiliares de locomoção e fraldas além de realizar orientações, avaliação e parecer social.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.Presencial
Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul (Anexo ao Postão); 2.Na Secretaria Municipal;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806 3.Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Geralmente a intenção é dar prioridade para sequelas e lesões aguda e pós- operatório.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Consultas médicas e nutricionistas no máximo duas semanas. Para fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia o período varia de médio a longo prazo visto que depende do quadro de saúde do paciente, aqueles com lesões e sequelas neurológicas permanecem por tempo longo em reabilitação
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial; (Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul (Anexo ao Postão);
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Consultas e agendamentos de forma presencial:
(Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul Anexo ao Postão)
Saber a respeito de horário atendimento e do profissional, processos de cadeira de rodas e fraldas ocorrem de forma presencial, telefone e e-mail: (Rua São Pedro N78, esquina c/ Santo Antônio - Centro Sul Anexo ao Postão / cridacvg@hotmail.com / (3685-8641/3685-6858)
Por e-mail; (cridacvg@hotmail.com)
.Por telefone; (3685-8641/3685-6858)
CANAISPARAAPRESENTAÇÃODEPESQUISADESATISFAÇÃODOSUSUÁRIOSOBRE APRESTAÇÃO DOSSERVIÇOS
1.Ouvidoria-ViaSiteOficial(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSODEATENDIMENTO
Ampliaroacessoequalificaroatendimentoàspessoascomdeficiênciatemporáriaou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua noSUS;
Garantia de acesso e de qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral eassistênciamultiprofissional,sob alógica interdisciplinar;
LEGISLAÇÃO
O CER II VG foi habilitado pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria 1.357, de 02de dezembro de 2013, para reabilitação física e intelectual.(https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt1357_02_12_2013.html).
ELABORADO POR
Responsável técnica da unidade e Coordenadora Administrativa CER-IIGianiRibeiro deMorais
Gilssa Mariada Silva
Outros serviços:
1 - ATENÇÃO BÁSICA
1.1- PUERICULTURA
1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
1.3 - HIPERDIA
1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO
1.5 - CONSULTA MÉDICA
1.6 - IMUNIZAÇÃO
1.7 - TRIAGEM NEONATAL
1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
1.9 - CURATIVO
1.10 - SONDAGEM VESICAL
1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)
1.12- REGULAÇÃO
1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME
1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS
1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA
2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE
2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI
2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES
2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA
2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental
2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;
2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Sergio Luiz Ferreira da Silva CAPSi
2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD
3 - URGENCIA E EMERGENCIA
3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA
3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM
3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS
3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES
3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA
3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.
3.7 - MATERNIDADE
4 - VIGILANCIA EM SAÚDE
4.1 - INSPEÇAO SANITARIA
4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA
4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS
4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO
4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)
4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA
5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM
6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG
6.1 - RECLAMAÇÃO
6.2 - DENÚNCIA
6.3 - SOLICITAÇÃO
6.4 - SUGESTÕES
6.5 - ELOGIO