Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

O QUE É ESTE SERVIÇO
Assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/AIDS e hepatites virais é compartilhada entre o SAE/CTA e outros serviços de saúde, em especial a Atenção Primária com suporte do serviço especializado. Atende também a demanda espontânea que vem ao serviço em busca de aconselhamento pré e pós-teste para HIV, VDRL (sífilis) e Hepatites B e C.
O SAE tem função de suporte ambulatorial em pacientes soropositivos e assegura a assistência especializada e tratamento odontológico durante o período de melhora clínica dos pacientes. Orienta-os e direciona-os, segundo as necessidades, a outros serviços, e incentiva a adesão ao tratamento e a aceitação dos familiares à nova condição de ter um membro da família vivendo com HIV ou com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). É também referência para as USF de Municípios vizinhos e pode atender a demanda espontânea que vem ao serviço em busca de aconselhamento pré e pós-teste para HIV e VDRL (sífilis). Sendo parte do Programa Nacional de IST/AIDS, o SAE/CTA realiza ações de enfrentamento as IST.
A equipe do SAE conta ainda com atendimento direcionado às vítimas de violência sexual, a partir de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS), onde o usuário recebe atendimento médico, psicológico, serviço social e medicamentos necessários, conforme protocolo direcionado ao cuidado à vítima de violência sexual.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa que tenha uma demanda espontânea que vem ao serviço em busca de aconselhamento e atendimento, encaminhado por unidade básica de saúde ou via SISReg.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
O atendimento por demanda espontânea do público, encaminhado de unidade básica de saúde ou agendado via SISReg. Sendo necessário a apresentação de documento de identificação oficial e cartão nacional de saúde.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
O serviço de testagem é por ordem de chegada na unidade, a livre demanda, sem agendamento prévio.
O serviço de consultas é por agendamento e o tempo de espera não é superior a 30 dias.
Farmácia por ordem de chegada.
Laboratorial por ordem de chegada com agendamento prévio, os agendamentos via sisreg estão com 15 dias de intervalo.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não há previsão de prazo máximo para o tratamento. Entende-se que o SAE/CTA se destinam ao tratamento de pessoas em infecção de doenças crônicas, no caso HIV/AIDS, e trata outras comorbidades de infecções sexualmente transmissíveis em prazos de tratamento recomendado em protocolos do Ministério da Saúde. A demanda é espontânea ou encaminhada, porém uma vez diagnosticada com alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) o tratamento é iniciado imediatamente.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento presencial em serviços de consulta e laboratorial, e oferta de atendimento virtual de psicologia para pacientes com dificuldade de vir até a unidade.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

 1.Na Secretaria Municipal; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-80

2.Gerencia da unidade; (Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 - Jardim Costa Verde, Várzea Grande - MT, 78128-193)

3.Via linha telefônica; (3688-3646) (65 98476-6716)
Presencial; (Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 - Jardim Costa Verde, Várzea Grande - MT, 78128-193)

4. Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Gestantes, Idosos e Crianças tem prioridade nos atendimentos agendados. Pessoas em abando de tratamento, ou paciente novo soropositivo, tem prioridade em consultas e exames para efetivo tratamento.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O acolhimento é imediato, com agendamento para atendimento.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1. Presecial; (Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 - Jardim Costa Verde, Várzea Grande - MT, 78128-193)
2. Por e-mail; (saecta.vg@gmail.com)
3 .Por telefone; (3688-3646) (65 98476-6716)
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

1. Presecial; (Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 - Jardim Costa Verde, Várzea Grande - MT, 78128-193)
2. Por e-mail; (saecta.vg@gmail.com)
3.Por telefone; (3688-3646) (65 98476-6716)

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
1.Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O SAE/CTA consiste conceitualmente em uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que fixa o paciente portador de HIV/AIDS e Hepatites Virais a uma equipe que acompanhará ao longo de sua enfermidade e serviço ofertado pelo SAE, devendo prestar atendimento médico com resolutividade diagnostica e oferecer tratamento com assistência farmacêutica, laboratorial, psicossocial, odontológico e infectologista.

Para tanto se faz necessário a equipe multidisciplinar.

Objetivo: Promover a melhoria da qualidade de vida aos portadores de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.
 

Objetivo especifico: Proporcionar uma forma de assistência de qualidade aos portadores de IST/AIDS e Hepatites com finalidade de prestar assistência clínica, terapêutica e psicossocial em nível ambulatorial, fixando o paciente a uma equipe multidisciplinar que o acompanhará ao longo de sua enfermidade.

LEGISLAÇÃO

·         PortariaMS-SCTIE nº34,de 22 de julho de 2015
Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/Portaria/2015/PortariaSCTIE_34_2015.pdf

·         Prevenção Combinada do HIV - Bases conceituais para profissionaistrabalhadores(as)egestores (as)desaúde.
Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/prevencao-combinada-do-hiv-bases-conceituais-para-profissionais-trabalhadoresas-e-gestores

ELABORADO POR
Gerente de Unidade Srº João Paulo Alcântara Ortega.


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES