• Várzea Grande, 24/09/2023.

Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

O QUE É ESTE SERVIÇO
O CAPS TM – Centro de Atenção Psicossocial é uma unidade de saúde que oferece tratamento a pessoas com transtornos mentais graves e severos, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por: enfermeira, farmacêutica, psicóloga, assistentes sociais, técnica de enfermagem, médica em clínica geral e psiquiatra.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O serviço desta unidade de saúde é aberto ao público, porém o atendimento é voltado para usuários adultos (acima de 18 anos) acometidos de transtornos mentais graves e severos e seus familiares, acompanhantes e/ou responsáveis legais.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO

Para se ter acesso ao serviço o usuário deve comparecer à unidade e ser acolhido por profissional de nível superior que após escuta informará ao cidadão se irá receber tratamento nesta unidade, isto é, após a avaliação de vários fatores (social, familiar, grau de comprometimento clínico, etc) além de ter a disponibilidade para participar das atividades elaboradas pela unidade. Do contrário a equipe o encaminhará para atendimento na rede junto a unidade competente dando suporte e acompanhamento sempre que necessário.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Inicialmente é realizado o acolhimento (escuta qualificada) realizada por profissional de nível superior, após este momento é realizado o estudo de caso pela equipe que se reunirá com este usuário e formularão o seu PTS (Projeto Terapêutico Singular) que decidirá quais grupos, oficinas, terapias e frequência o usuário deverá participar das atividades propostas.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço de portas abertas o usuário receberá acolhimento no momento em que buscar atendimento nesta unidade de saúde.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

  1. Atendimento presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)

  2. Celular funcional. (3688-3112 - telefone fixo) 3.e-mail (caps2-vg@hotmail.com)

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR  EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Na Secretaria Municipal; (Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806)

Via linha telefônica; (3688-3112 - telefone fixo)

Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande- MT, CEP 78110-142)

Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

  1. Prioritários por lei: Idosos, gestantes, lactantes, etc.

  2. Demais atendimentos conforme classificação de risco do SUS.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO

  • Tempo para acolhimento: imediato.

  • Tempo médio no dia da consulta: 60 a 90 minutos.

  • Grupos e oficinas: São realizados em períodos semanais ou quinzenais.

  • Tempo médio para primeira consulta médica/psicológica: 07 a 15 dias a depender da necessidade e estado mental do usuário.

  • Retorno em consultas médicas: tempo médio em paciente estabilizado: 30 a 60 dias a depender da necessidade.

  • Retorno em consultas com psicólogas: 07 a 15 dias (semanal ou quinzenal) a depender da necessidade.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)
Por e-mail; (caps2-vg@hotmail.com) Por telefone; (3688-3112 - telefone fixo)
Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

  1. Presecial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)

  2. Por e-mail (caps2-vg@hotmail.com) 3.Por telefone; (3688-3112 - telefone fixo)

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)

Secretaria de Saúde;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-8063.Ouvidoria-ViaSiteOficial(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
       
COMPROMISSODEATENDIMENTO

Promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos usuários da Saúde Mental,atravésdeatividadesterapêuticasedeinclusãosocial,humanizadas,respeitandoaspessoas emsuassingularidades eseus direitos decidadãos.

LEGISLAÇÃO

Lei no 10.216, de 6 de abril de 2001.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

PortariaNº336,De 19 De Fevereiro De 2002.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html.

Portaria de Consolidação nº 03 de 28 de setembro de 2017/GMS.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html.

ELABORADO POR
Responsável técnica Enf.IveteTeixeira dos Santos .
Gestor Público Gelson Thiago Correa Leite


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES