Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

O QUE É ESTE SERVIÇO
O CAPS AD III é o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e drogas. Os CAPS são serviços de saúde mental e são substitutivos ao manicômio. Seu funcionamento é aberto e territorializado. Ele oferece atendimento diário às pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas. Funciona 24h por dia e fica aberto ao acolhimento de novos usuários das 7h às 19h e dispõe de leitos de acolhimento integral para usuários que necessitem de cuidados em momento de crise.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O CAPS AD III é aberto a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo indicado especialmente para aqueles usuários do sistema que estejam em uso abusivo de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas. Além dessas pessoas, seus familiares e pessoas próximas também podem participar de atividades terapêuticas na unidade.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Ao acessar o serviço é importante que o usuário do SUS esteja de posse de seus documentos, principalmente documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física e Cartão do SUS, para que essas informações possam ser colocadas na ficha de acolhimento. Entretanto, a ausência desses documentos não impede que o acolhimento seja realizado.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Ao procurar o CAPS AD, o usuário passa pelo processo de acolhimento, ou seja, um primeiro atendimento com a equipe técnica. A partir daí, começa um processo de avaliação para que se possa definir, juntamente com o paciente, como se realizará o tratamento, podendo fazer parte desse tratamento os atendimentos individuais, grupos, tratamento medicamentoso, entre outros recursos terapêuticos.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não há previsão de prazo máximo para o tratamento. Entende-se que os CAPS se destinam ao tratamento de casos graves e que, conforme a evolução do tratamento o paciente poderá receber alta e/ou ser encaminhado a outras unidades.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1 .Atendimento presencial,

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O usuário poderá manifestar-se quanto a prestação do serviço à própria equipe da unidade, por meio da ouvidoria do SUS e da ouvidoria da prefeitura.

 Na Secretaria Municipal; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806 2.Presencial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)

Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Dá-se prioridade ao atendimento de pessoas em uso compulsivo de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O tempo de espera para esse atendimento é curto. Como o serviço é de portas abertas, sempre há membros da equipe técnica disponíveis para acolher novos usuários.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O CAPS AD recebe e se comunica com os usuários de maneira presencial ou por meio de nosso telefone celular ou e-mail.

  1. E-mail; (capsadvg@gmail.com)

  2. Telefone funcional; (65) 98404-9468

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Os usuários podem se comunicar com o CAPS AD de maneira presencial ou por meio de nosso telefone celular ou e-mail.

1.  E-mail;(capsadvg@gmail.com)

2.  Telefonefuncional;(65)98404-9468

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DESATISFAÇÃO DO SUSUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
1. Presencial;(TravessaProfessorJoaquimViana,Nº061,BairroCentroSul,VárzeaGrande-MT, CEP 78110-101)

2. SecretariadeSaúde; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-8063.Ouvidoria-Via Site Oficial(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Ofertar cuidados em saúde a pessoas em usoa busivo de álcool e outras drogas.

LEGISLAÇÃO

LeiFederal10.216,de 6 de abril de 2001
Disponívelem:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

 PORTARIANº336,DE19 DE FEVEREIRO DE 2002 Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html

 PORTARIANº3.088,DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html

PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0130_26_01_2012.html

 PORTARIA Nº 3.089, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3089_23_12_2011_rep.html

ELABORADO POR
ResponsávelTécnico André Elias Cruz Antues


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES