Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

O QUE É ESTE SERVIÇO
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil é uma unidade de saúde que oferece tratamento a usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta pelas categorias de: enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, medicina, artesanato e apoio administrativo.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O CAPSi é aberto a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo indicado para aqueles usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos  de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Além dessas pessoas, seus familiares e pessoas próximas também são importantes e necessário participarem de atividades terapêuticas na unidade.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para se ter acesso ao serviço o responsável/familiar e a criança/adolescente devem comparecer à unidade e ser acolhido por profissional de nível superior que após escuta informará a criança ou adolescente se irá receber tratamento nesta unidade, isto é, após a avaliação de vários fatores (social, familiar, grau de comprometimento clínico, etc) além de ter a disponibilidade para participar das atividades elaboradas pela unidade. Do contrário a equipe o encaminhará para atendimento na rede junto a unidade competente dando suporte e acompanhamento sempre que necessário.

  • Livre demanda;

  • Via encaminhamento pelos órgãos competentes, tais como: Conselho Tutelar,

    Escolas, Unidades de Saúde; Cras; Via Judicial, etc.

  • RG, CPF, Cartão do SUS, Certidão de Nascimento.

  • Presencial, via telefones e via e-mail.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO

Ao procurar o CAPSi, a criança ou adolescente, bem como seus familiares ou responsáveis, passa pelo processo de acolhimento, ou seja, um primeiro atendimento com a equipe técnica. A partir daí, começa um processo de avaliação para que se possa definir, juntamente com o paciente e o responsável, como se realizará o tratamento, podendo fazer parte desse tratamento os atendimentos individuais, grupos, tratamento medicamentoso, entre outros recursos terapêuticos.

  • Acolhimento;

  • Avaliação da equipe multiprofissional;

  • Estudo de caso;

  • Encaminhamento para o profissional ou grupo terapêutico

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não é possível determinar o prazo máximo para o tratamento. Entende-se que os CAPS se destinam ao tratamento de casos graves e que, conforme a evolução do tratamento o paciente poderá receber alta e/ou ser encaminhado a outras unidades.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Atendimento presencial, com equipe multiprofissional.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Na Secretaria Municipal; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806
2.Presencial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)
3.Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
1 .Demais atendimentos conforme classificação de risco do SUS.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O tempo de espera para esse atendimento é curto. Como o serviço é de portas abertas, sempre há membros da equipe técnica disponíveis para acolher novos usuários/usuárias.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS

  1. Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)

  2. Por e-mail; (capsivg@gmail.com)

  3. Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional) 4.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

  1. Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)

  2. Por e-mail; (capsivg@gmail.com)

  3. Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional)

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

  1. Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Acolhimento e atendimento com humanização, para crianças e adolescentes, visando melhorar sua qualidade de vida.

LEGISLAÇÃO

ELABORADO POR
EquipeTécnicado CAPSi: Gilson Leite, Maria Julia e Juliane Rodrigues.


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES