Carta de serviços


Secretaria de Saúde


2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

O QUE É ESTE SERVIÇO
Conforme portaria nº 825/GM/MS, de 25 de abril de 2016.

A ATENÇAO DOMICILIAR (AD) é uma modalidade de atenção a saúde prestada em domicilio. O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR complementa os cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência e substitui ou complementa a internação hospitalar.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Usuário que apresente problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção (acamado) até uma unidade de saúde; para tratamento, cuidados paliativos, reabilitação e prevenção de agravos.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Residir no município de Várzea Grande e ser acamado. A visita domiciliar de elegibilidade será realizada pela EMAD, composta por médicos, enfermagem, fisioterapia e serviço social. Após visita o paciente será avaliado pela equipe como elegível ou não para inclusão no programa. Documentos necessários para a adesão são RG, CPF, cartão do SUS atualizado, comprovante de endereço atual, e laudo médico.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica através do cadastro do paciente no sistema de regulação (SISREG) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Deverá haver prévia concordância do paciente e de seu familiar ou, na inexistência de familiar, de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e reponsabilidade concordando com a inclusão no SAD – Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa).

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A permanência do atendimento da equipe EMAD se dá de acordo com a reabilitação do paciente evoluindo para alta clínica ou óbito. Frisando que cada paciente possuiu quadros clínicos específicos sendo a maioria paliativos.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento domiciliar

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.Na Secretaria Municipal; (Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806) 
2.Via linha telefônica; (65) 9 8476-6407
3.Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Pacientes em desospitalização

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Em caso de desospitalização, o atendimento será conforme programação de alta com a unidade de saúde de referência, geralmente logo após a alta hospitalar. A solicitação via Regulação será atendida de acordo com a disponibilidade da escala médica.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.Por e-mail; (sad.equipe.saude@gmail.com)
2.Por telefone; (65) 9 8476-6407
3.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.Na Secretaria Municipal; (Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806) 
2.Por e-mail (sad.equipe.saude@gmail.com)
3.Por telefone (65) 9 8476 6407

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

  1. Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. Assistir e apoiar a família ajudando a assumir atribuições com o familiar doente em conjunto e sob supervisão da equipe de saúde.

LEGISLAÇÃO

ELABORADO POR
Responsável Técnica pela Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar-EMAD Srª Eronice de Jesus Silva


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES