Carta de serviços


Secretaria de Saúde


4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

QUEM SOMOS
Gerencia De Vigilância Ambiental e o Centro De Controle De Zoonozes (CCZ) de Várzea Grande são os órgãos responsáveis pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses) por meio do controle de conscientização e orientação sobre pragas urbanas como, ratos, pombos, mosquitos, entre outros, são órgãos da Secretaria Municipal de Saúde que tem por finalidade promover o conhecimento e a detecção de fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, competindo-lhes as ações de vigilância, prevenção e controle das zoonoses transmitidas dos animais ou vetores invertebrados para os seres humanos como Raiva, Leishmaniose, Dengue, Febre Amarela. Faz também a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos. O CCZ é composto pelos setores: Endemias, Setor de Educação e Saúde, Setor de Veterinária que prezam principalmente pela orientação da população, prevenção de doenças e que sempre interfere quando a saúde humana está em risco eminente por doenças causadas pelos animais.

CONTATOS
Telefones: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
E-mail: cczvg@hotmail.com

ENDEREÇO
Bairro JD Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.

RESPONSÁVEL
Gerente Isac Abrão Nassarden

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

INSPEÇAO

COLETA E ANALISE DE ÁGUA

ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

ATENDIMENTO A DENUNCIA / FISCALIZAÇAO

 

  • CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI – VISITA DOMICILIAR;
    RECEBIMENTO DE DENUNCIAS; PEs (Ponto estratégicos).

O QUE É ESTE SERVIÇO
Para realizar o controle do mosquito Aedes Aegypit, é realizada três grandes ações afim de erradicar as doenças dengue e Chigungunha, que são: Visitas domiciliares, Canal de Denuncia e Pontos Estratégicos- Pes
*  Visitas domiciliar: Orientar moradores e responsáveis para identificação, eliminação e/ou proteção dos possíveis Criadouros (ex. Caixa d’água) e também informar sobre a doença, seus sintomas e riscos sobre o agente transmissor e as medidas de prevenção.

*  Canal de Denuncia: Atender denúncias de móvel em situação de abandono: aquele que demonstre flagrante ausência prolongada de utilização verificada por suas características físicas, por sinais de inexistência de conservação, pelo relato de moradores da área ou por outros indícios que evidenciem a sua não utilização, Verificar a impossibilidade de localização de pessoa que possa permitir o acesso ao imóvel na hipótese de duas visitas devidamente comunicadas, em dias e períodos alternados, dentro do intervalo de dez dias, receber a negativa ou impedimento de acesso do agente público ao imóvel.

*   Pontos Estratégicos- Pes: Ponto estratégico é o serviço realizado em local onde há grande concentração de depósitos preferenciais para a desova do Aedes aegypti, ou seja, local especialmente vulnerável à introdução do vetor. Os pontos estratégicos devem ser identificados, cadastrados e constantemente atualizados, sendo inspecionados quinzenalmente.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
*  Visitas domiciliar: Toda pessoa física ou jurídica
*  Canal de Denuncia: Toda pessoa física ou jurídica
*  Pontos Estratégicos- Pes: cemitérios, borracharias, depósitos de sucata, depósitos de materiais de construção, garagens de transportadoras, entre outros 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços de visita domiciliar.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
*   Visitas domiciliar: Aceitar a visita do Agente de Combate ás Endemia no imóvel e estar presente no momento da visita

*  Canal de Denuncia: Denuncia Existência de imóveis abandonados que apresentem possíveis focos de mosquito Aedes aegypti.

*  Pontos Estratégicos- Pes: Sera realizados em todos locais que concentrem depósitos preferenciais para desova do aesdes aegypti ou seja local especificamente vulnerável à introdução do vetor, estes locais que oferecem riscos a população, tais como: cemitérios, borracharias, depósitos de sucata, depósitos de materiais de construção, garagens de transportadoras, entre outros. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
  . Visitas domiciliar:
·  Visita do agente de combate às endemias no imóvel sempre acompanhado do morador
·  Verificação de criadouros e eliminação de possíveis focos e/ou tratamento com larvicida se necessário.
·  Encaminhamento dos casos suspeitos de dengue a unidade de atenção primaria em saúde do Município.

*  Canal de Denuncia:
·  Visita do agente de combate às endemias conforme demanda.
·  Verificação de criadouros e eliminação de possíveis focos e ou tratamento com larvicida se necessário.

*  Pontos Estratégicos- Pes:
·  Os pontos estratégicos devem ser identificados, cadastrados e constantemente atualizados, sendo inspecionados quinzenalmente.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
*  Visitas domiciliar: A visita no imóvel do munícipio deve ser realizada no mínimo bimestralmente. No caso dos serviços de demanda espontânea, o prazo máximo será de 72h úteis.
*  Canal de Denuncia: prazo de 72h para vistoria do local denunciado.
*  Pontos Estratégicos- Pes: Inspeção quinzenal.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
*  Visitas domiciliar: Visita do agente de combate às endemias nos imóveis do município.
*  Canal de Denuncia: Visita do agente de combate ás endemias nos imóveis denunciados do município.
*  Pontos Estratégicos- Pes: Visita da equipe de bloqueio nos Ponto Estratégico, quando necessário, borrifação de controle químico. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

1.       Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

*    Visitas domiciliar: É realizado de acordo com as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde para prevenção e controle de epidemias de dengue, que prevê o cuidado e controle com as doenças e no caso de demanda espontânea, será em ordem de recebimento da demanda.

*  Canal de Denuncia: será realizado de acordo com a demanda espontânea do munícipio.

*  Pontos Estratégicos- Pes: será realizado de acordo com a demanda espontânea do munícipio.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO

*  Visitas domiciliar: O serviço prestado pelo agente na residência do morador dura em média 20 minutos.

*  Canal de Denuncia: O Agente de Combate as endemias, Supervisor de Campo ou Supervisor Geral se dirigirá ao imóvel conforme a demanda espontânea atendendo um prazo de dez dias úteis.

*  Pontos Estratégicos- Pes: A cada quinze dias deverá retornar ao local.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.       Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.       Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

· Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

*  Visitas domiciliar: Garantir e controlar a dispersão da doença e do vetor Aedes aegypti com orientação e tratamento de Larvicidas em locais com focos e possíveis focos afins de diminuir os potenciais criadouros do mosquito.

*  Canal de Denuncia: Promover melhoria da qualidade do serviço de atendimento das denúncias recebidas.

*  Pontos Estratégicos- Pes: Avaliar, garantir e promover melhorias em locais com grande quantidade de potenciais criadouros de formas imaturas de Aedes aegypti, sendo estes criadouros eliminados e que estes influenciam a dispersão ativa do vetor aos imóveis no seu entorno.

LEGISLAÇÃO:
·  Diretriz Nacional – ano 2009 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf

·  Lei Federal nº 13460, de 26/06/2017
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/l13460.htm

ELABORADO POR
Supervisores gerais Maria Benedita, Rosimeire Fernandes, Roseane Félix e Carlos Eduardo.
Gerente de vigilância ambiental Isac Abrão Nassarden

 

  • Vistorias sobre animais sinantrópicos

O QUE É ESTE SERVIÇO
Vistoria técnica de caráter orientativo/educativo em relação a presença e prevenção de acidentes com animais peçonhentos ou animais vetores de doenças em residências, escolas, empresas e/ou instituições públicas ou privadas.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física ou jurídica 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar o serviço. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Disponibilidade de recebimento e acompanhamento do profissional no local. Estar situado no município de Várzea Grande.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recebimento do serviço por demanda espontânea. Marcação de dia e hora para a vistoria no local.
Deslocamento até o local e realização da vistoria.
Produção de relatório com as orientações e medidas preventivas necessárias.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Prazo de 72h úteis. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Vistoria de caráter orientativo, in loco, em relação aos animais sinantrópicos. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
1 hora

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.   Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover a melhoria das condições de vida da população através da orientação. 

LEGISLAÇÃO
·  Código de postura de Várzea Grande: https://leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-varzea-grande- mt#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20Municipal%20Complementar

ELABORADO POR
Biólogo Jessé Martins Ribeiro Junior
Gerente de vigilância ambiental Isac Abrão Nassarden

 

  • Palestras e ações de Educação em Saúde;

O QUE É ESTE SERVIÇO
Ações educativas em relação a dengue com palestras, panfletagens e exposição de animais peçonhentos e outras ações de cunho educativos referente aos bons tratos com os animais, posse responsável e doenças que podem ser transmitidas dos animais aos seres humanos. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física ou jurídica 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços de vistoria.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Disponibilidade de recebimento e acompanhamento da equipe no local. Estar situado no município de Várzea Grande.
Ter local adequado para a realização da atividade.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recebimento do serviço por demanda espontânea, através de ofício. Marcação de dia e hora para a ação.
Deslocamento até o local e realização da ação.
Produção de relatório com as orientações e medidas preventivas necessárias.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
10 dias úteis, dependendo da disponibilidade de veículo ou da disponibilidade contactante. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Ações de caráter educativo, in loco, em relação aos animais sinantrópicos e vetores de doenças.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde
2.   Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3. Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
1 hora ou um período, dependendo do tipo de ação

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1. Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde
2.   Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3. Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2. Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3. Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover a melhoria das condições de vida da população através da educação em saúde. 

LEGISLAÇÃO
Código de postura de Várzea Grande: https://leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-varzea-grande- mt#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20Municipal%20Complementar

ELABORADO POR
Biólogo Jessé Martins Ribeiro Junior
Gerencia de vigilância ambiental Isac Abrão Nassarden

 

  • Testes parasitológicos de Doença de Chagas em Barbeiros

O QUE É ESTE SERVIÇO
Realização de testes parasitológicos de Doenças de Chagas, em Barbeiros (triatomíneos) vivos coletados ou encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física ou jurídica 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços de Realização de testes parasitológicos de Doenças de Chagas. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Estar situado no município de Várzea Grande. C Informações da localização exata da captura do animal. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Captura ou encaminhamento do barbeiro vivo ao Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande.
Realização do teste parasitológico no inseto.
Divulgação do resultado ao interessado, por meio de laudo, entregue via impressa.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Prazo de 72h úteis. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Realização do teste parasitológico no triatomíneo Barbeiro no Centro de Controle de Zoonoses.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.      Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
1 hora 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.   Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
1.  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/); 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover a melhoria das condições de vida da população através da orientação e testagem dos insetos coletados no município. 

LEGISLAÇÃO
Código de postura de Várzea Grande:https://leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-varzea-grande- mt#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20Municipal%20Complementar

ELABORADO POR
Biólogo Jessé Martins Ribeiro Junior
Gerencia de vigilância Ambiental Isac Abrão Nasarden
 

  • Identificação e orientação sobre animais peçonhentos e vetores de doenças.;

O QUE É ESTE SERVIÇO
Identificação e orientação quanto aos animais peçonhentos ou vetores de doenças encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física ou jurídica 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar o serviço. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Disponibilidade   de   recebimento   e   acompanhamento   da   equipe   no   local. Estar situado no município de Várzea Grande.
Encaminhamento de animal ou material fotográfico com qualidade suficiente para identificação da espécie. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Recebimento do serviço por demanda espontânea.
Produção de relatório com as orientações e medidas preventivas necessárias. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
72h úteis. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Ações de caráter educativo, in loco, em relação aos animais sinantrópicos e vetores de doenças.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.      Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
2 horas ou um período, dependendo do tipo de material encaminhado para a identificação ou da distância até o local. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER
1.                   Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.   Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4.     Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
   Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Promover a disseminação da informação sobre os animais peçonhentos ou vetores de doenças a fim da diminuição dos acidentes. 

LEGISLAÇÃO
· Código de postura de Várzea Grande: https://leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-varzea-grande- mt#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20Municipal%20Complementar

ELABORADO POR
Biólogo Jessé Martins Ribeiro Junior
Gerencia de Vigilancia Ambiental Isac Abrão Nassarden

 

  • Ações de Controle da Raiva Animal

O QUE É ESTE SERVIÇO

Conjunto de ações que visam o controle da raiva animal, são elas Vacinação antirrábica para prevenção, e avaliação dos PETs em casos suspeitos de infecção.
A vacinação de cães e gatos em Zona Rural, na qual os servidores se deslocam até às
localidades pré-estabelecidas para vacinar os animais domésticos a partir de 3 meses, saudáveis e não gestantes. Durante o ano todo no horário de funcionamento desta Unidade, vacinam-se cães e gatos acima de 3 meses, não gestantes e saudáveis. Uma vez ao ano é realizado a Campanha de Vacinação Antirrábica denominada DIA D, na qual contemplam em torno de uma média de 70 postos, incluindo escolas, igrejas, praças e Clínicas Veterinárias particulares parceiras.

Já a avaliação decorre sobre demanda espontânea, na qual os munícipes solicitam através de ligação telefônica, descrevendo o caso e a equipe técnica avalia a necessidade de avaliação in loco ou na Unidade. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO 
Ser Munícipe de Várzea Grande/MT e possuir animais domésticos. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
*
para Vacinação: Ir até o Centro de Controle de Zoonoses com seu animal, ou no dia da Campanha antirrábica no município se deslocar até um posto de vacinação.
*para avaliação: Entrar em contato com a Unidade via telefone ou presencialmente.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
*
para vacinação: 40 minutos na unidade.
*para avaliação: Prazo 72h úteis

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
*  para vacinação: Presencial na Unidade e in loco.
*para avaliação: Via telefônica, presencial na Unidade, e in loco. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.   Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento, com exceção de casos em que a saúde humana esteja em risco eminente (ex: animais suspeitos de raiva).

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
* para vacinação: 40 minutos
*para avaliação: prazo 72h úteis

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.       Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.    Presencial: na sede do CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
2.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
1.  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/); 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Prevenção e controle de doenças transmitidas para os seres humanos pelos animais de relevância a Saúde Pública. 

LEGISLAÇÃO
Prevenção e controle de doenças transmitidas para os seres humanos pelos animais de relevância a Saúde Pública.

·         Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. www.planalto.gov.br

·         Lei Federal nº 14.064, de 29 de setembro de 2020. www.planalto.gov.br

·         Lei Municipal Complementar nº 4.698/2021 www.varzeagrande.mt.gov.br

·         Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_ controle_zooonoses.pdf

ELABORADO POR
Gerente de Vigilancia Ambiental Isac Abrão Nassardem Técnicos: Dr Luciano Fonseca de Miranda
Dra Samar Afif Jarrah
Dra Stela Gonzalez Santiago

 

  • Coleta de Sangue para Diagnóstico de Leishmaniose canina Visceral; e Recolhimento de Animais Positivos para Leishmaniose canina visceral;

O QUE É ESTE SERVIÇO
É realizada coleta de sangue para teste de Leishmaniose Visceral Canina por demanda espontânea da população, no qual é feito o Teste Rápido de Triagem, e os cães que derem positivos, são encaminhados ao Lacen (Laboratório Central do Estado) para realização do exame ELISA.
O recolhimento do animal positivo para Leishmaniose Visceral Canina dar-se-á mediante teste laboratorial positivo, a falta de condições financeiras do munícipe para tratamento da doença de seu cão ou mesmo para a prevenção de que ele seja portador e fonte de infecção de mosquitos-palha e a condição crítica do animal como preconizado no Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Ser Munícipe de Várzea Grande/MT e requerer o teste via telefone ou presencialmente. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Requerer o teste para seu cão via telefone ou presencialmente. Para o recolhimento, apresentar o teste positivo. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Prazo 72h úteis. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Via telefônica, presencial na Unidade e in loco. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento, com exceção de casos em que a saúde humana esteja em risco eminente (ex: animais suspeitos de leishmaniose e animais suspeitos de raiva).

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Prazo 72h úteis. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande - MT – CEP 78148-567.
ou secretaria de saúde.
2.     Por e-mail: cczvg@hotmail.com
3.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719
4. Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
1.        Presencial: na sede da CCZ: Bairro jd Paiaguais I, Rua 42 Várzea Grande -MT – CEP 78148-567.
2.   Por telefone: (65) 3688-3186 / (65) 98476-5719 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Prevenção e controle de doenças transmitidas para os seres humanos pelos animais de relevância a Saúde Pública.

LEGISLAÇÃO

· Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. www.planalto.gov.br

·  Lei Federal nº 14.064, de 29 de setembro de 2020. www.planalto.gov.br

·  Lei Municipal Complementar nº 4.698/2021 www.varzeagrande.mt.gov.br

·Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_ controle_zooonoses.pdf

ELABORADO POR
Gerente de Vigilância Ambiental Isac Abrão
Nassardem Técnicos: Dr Luciano Fonseca de Miranda
Dra Samar Afif Jarrah
Dra Stela Gonzalez Santiago


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES