Carta de serviços


Secretaria de Saúde


4.6 - VIGILANCIA EPIDEMIOLOÓGICA

QUEM SOMOS
O setor de Vigilância Epidemiológica presta serviço técnico especializado para a Rede de Atenção à Saúde para profissionais e população em geral visando a adoção de ações que visam a prevenção de doenças, proteção à saúde, promoção da saúde, controle de riscos à saúde da população (doenças infecciosas transmissíveis, doenças crônico degenerativas, acidentes e violências) de modo a conhecer os determinantes e condicionantes destes com a finalidade de intervenção.

SERVIÇOS OFERECIDOS
· Distribuição dos imunobiológicos (vacinas) para as unidades básicas de saúde por meio da Rede de frio.

· Investigação de situações de risco/ vulnerabilidade à saúde da população (doenças e agravos/doenças infecciosos) de notificação compulsória;

· Investigação e acompanhamento de todos os casos notificados conforme Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória;

·  Investigação de óbitos fetais e infantis, de mulheres em idade fértil (10 à 49 anos), óbitos maternos e de causas mal definidas paras fins de estudo epidemiológico e intervenção.

·  Emissão de 2ª via de documentos (DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS e DECLARAÇÕES DE ÓBITO);

·  Disponibilização de fármacos para profilaxia e tratamento de Doenças de Notificação Compulsória (DNC);

· Palestras Educativas a públicos-alvo (Escolas, Instituições e Empresas).

·   Análise de situação de saúde (padrão de morbimortalidade do município) de modo a subsidiar tecnicamente o planejamento de ações na saúde.

· Fonte de dados para pesquisas por meio dos sistemas de informação.

·  Elaboração de projetos de intervenção/ planos de contingência visando o enfrentamento de doenças e/ou situações de risco/vulnerabilidade à saúde da população.

Apoio técnico matricial para a Rede de Atenção à Saúde (para população em geral e profissionais de saúde dos serviços públicos ou privados de saúde) acerca das DNC e também sobre a imunização.
 

  • Distribuição dos imunobiológicos (vacinas) para as unidades básicas de saúde por meio da Rede de frio.

O QUE É ESTE SERVIÇO
É realizado a distribuição de vacinas para todas as unidades básicas de saúde do município de Várzea Grande. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para ter acesso a vacinação pode-se procurar qualquer unidade básica de saúde. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Ao realizar a procura do atendimento na Unidade Básica de Saúde este é realizado conforme ordem de procura na unidade. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Ao realizar a procura do atendimento na Unidade Básica de Saúde este é realizado conforme ordem de procura na unidade. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação de serviço é realizada por meio de atendimento ao cliente/paciente. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O usuário poderá expressar/ manifestar sua opinião acerca da prestação do serviço por meio da ouvidoria na secretaria de saúde e/ou prefeitura.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento é realizado conforme a procura e a prioridade de atendimento conforme faixa etária da pessoa a ser atendida. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Conforme disponibilidade de imunobiológico na rede de saúde de Várzea Grande e também conforme número de pessoas que procuram o atendimento. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação é via telefone ou via e-mail. 

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Não há necessidade de mecanismo de consulta uma vez que o atendimento acontece de modo imediato/ conforme disponibilidade da vacina e a procura é realizada.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Têm-se o compromisso de atendimento a todos as demandas e procura realizadas.

LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Investigação de situações de surto/ risco/ vulnerabilidade à saúde da população (doenças e agravos/doenças de notificação compulsória):

O QUE É ESTE SERVIÇO
Por meio deste serviço é realizado o acompanhamento e a investigação das situações de surto/ de risco e vulnerabilidade à saúde da população visando intervenção oportuna e redução de complicações e danos. É por meio deste trabalho que se realiza a investigação e intervenção nas situações de risco identificadas (por exemplo a circulação de um patógeno novo ou patógeno com alto risco de patogenicidade e mortalidade) de modo a se evitar complicações e danos à saúde da população.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
É necessário a realização de contato telefônico (65) 98475-7225, ou via e-mail (viepi.vg@gmail.com) para a comunicação acerca da situação detectada/identificada.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Não existem etapas para o processamento do serviço, este é realizado tão logo este é informado. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
24 horas a 48 horas 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O serviço de investigação é prestado via telefone ou quando necessário presencialmente no local de ocorrência. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O usuário poderá manifestar sua opinião por meio da ouvidoria da secretaria municipal ou da prefeitura.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A situação/demanda é atendida de forma imediata e será realizada conforme nível de risco que oferece à saúde e bem estar da população. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Previsão de retorno acerca da solicitação realizada é de no máximo 48 horas. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Os recursos de comunicação que podem ser utilizados são via telefone (65) 98475- 7225, e-mail: viepi.vg@gmail.com 

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Não há necessidade de mecanismo de consulta uma vez que o atendimento acontece de modo imediato/ conforme disponibilidade da vacina e a procura é realizada. 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento é para todas as demandas recebidas. 

LEGISLAÇÃO
· RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf 

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Investigação e acompanhamento de todos os casos notificados conforme Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória:

O QUE É ESTE SERVIÇO
Neste serviço é realizado o acompanhamento e a investigação das doenças e agravos de notificação compulsória e que são comunicados/notificados pelos serviços de saúde ao setor da Vigilância Epidemiológica. O acompanhamento e a investigação desses casos têm-se como objetivo de monitorar as situações de risco que tem acometido à saúde da população e intervir em tempo oportuno visando a quebra da cadeia de transmissão (nas situações de doenças transmissíveis), redução de complicações e danos.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
É necessário a realização de contato telefônico (65) 98475-7225, ou via e-mail (viepi.vg@gmail.com) para a comunicação acerca da situação detectada/identificada.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Não existem etapas para o processamento do serviço, este é realizado tão logo este é informado.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
24 horas a 48 horas 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O serviço de investigação é prestado via telefone ou quando necessário presencialmente no local de ocorrência.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O usuário poderá manifestar sua opinião por meio da ouvidoria da secretaria municipal ou da prefeitura. 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A situação/demanda é atendida de forma imediata. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Previsão de retorno acerca da solicitação realizada é de 24 horas à 48 horas a depender da doença/agravo que foi informado.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de consulta acerca do andamento das ações acerca da solicitação deverá ser realizado por meio de contato telefônico (65) 98475-7225 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser realizada por meio de telefone (65) 98475-7225 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria - Via Site Oficial
(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento é para todas as demandas enviadas. 

LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim
 

  • Investigação de óbitos fetais e infantis, de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos), óbitos maternos e de causas mal definidas paras fins de estudo epidemiológico.

O QUE É ESTE SERVIÇO
Neste serviço é realizada a investigação de todos os óbitos infantis (aquele ocorrido em crianças menores de 1 ano), de mulheres em idade fértil (mulheres de 10 a 49 anos), óbitos maternos (morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gravidez) e de causas mal definidas (são situações em que na declaração de óbito a causa básica preenchida não descreve com clareza o que ocasionou o óbito) para fins de monitoramento acerca de assistência à saúde realizada à população e a investigação óbitos com causas mal definidas tem como objetivo qualificar o preenchimento da declaração de óbito acerca da causa básica e dessa forma qualificar as informações de modo a propiciar o conhecimento acerca das situações/ problemas/ doenças que mais tem ocasionado a ocorrência do pior desfecho em relação à saúde da população.
A investigação desses óbitos e a qualificação da informação acerca da causa básica do óbito que é preenchida na declaração de óbito propicia a elaboração de relatórios que subsidiam a realização da análise da situação de saúde da população residente no município e bem como o planejamento de ações/intervenções eficazes que irão impactar na melhoria da saúde da população.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT.

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
O cidadão poderá acessar informações (relatórios) por meio de solicitação formal via ofício contendo justificativa para uso das informações e este deverá ser protocolado na Secretaria Municipal de Saúde. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
As principais etapas são: 1º realizar a solicitação via ofício e protocolar este ofício na secretaria municipal de saúde. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A investigação dos óbitos tem prazo definido para a sua realização sendo de até 120 dias. E o prazo para a resposta acerca da solicitação de informações que é realizada via oficio é de até 15 dias.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação do serviço de investigação pode ser realizada por telefone ou presencialmente quando necessário. E a prestação de serviço acerca da disponibilização de informações será realizada presencialmente na secretaria municipal de saúde. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O canal para a apresentação acerca da pesquisa de satisfação dos usuários sobre a prestação dos serviços será a ouvidoria da secretaria municipal de saúde e/ou da prefeitura.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A realização da investigação do óbito tem o prazo máximo de até 120 dias para a sua conclusão conforme portarias ministeriais. Em relação a solicitação acerca dos relatórios e informativos/boletins a solicitações são atendidas conforme ordem de solicitações.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A realização da investigação do óbito tem o prazo máximo de até 120 dias para a sua conclusão. Em relação a solicitação acerca dos relatórios e informativos/boletins o tempo de espera é de 15 dias.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação é por meio de telefone (65) 98475-7225, via e-mail: viepi.vg@gmail.com e via oficio protocolado na secretaria de saúde.

 MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta acera do andamento do serviço pode ser realizada por meio de contato telefônico e/ou via e-mail e ou presencialmente na secretaria de saúde. 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria - Via Site Oficial
(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento é de atender todas as solicitações realizadas.

LEGISLAÇÃO
 RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

  • Disponibilização de fármacos para profilaxia e tratamento de Doenças de Notificação Compulsória (DNC):

O QUE É ESTE SERVIÇO
Nas situações em que se identifica uma doença em que se tem a indicação do uso de forma profilática de medicamentos para evitar a evolução/aparecimento de sintomas, a vigilância epidemiológica orienta acerca do uso e disponibiliza os medicamentos a serem utilizados conforme protocolos (Guia de Vigilância em Saúde) e prescrição médica. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT.

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Os documentos necessários para ter acesso a esse serviço são por meio de comunicação de contato próximo com doenças transmissíveis (meningite bacteriana, influenza, dentre outras). A pessoa precisará apresentar a informação acerca de sua exposição à uma dessas doenças e também apresentar prescrição médica contendo a dosagem e duração do uso. 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º:
Contatar a vigilância epidemiológica por meio do telefone (65) 98475-7225 e e- mail: viepi.vg@gmail.com ou presencialmente na secretaria municipal de saúde. 

2º: Posteriormente a vigilância epidemiológica irá fornecer o medicamento de forma imediata o medicamento embasando-se em recomendações de uso descritas no Guia de Vigilância em Saúde.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O prazo máximo previsto para o atendimento e fornecimento será de 24 horas e/ou conforme disponibilidade do medicamento no Sistema Único de Saúde. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação de serviço acontecerá de forma presencial, na secretaria municipal de saúde ou enviado para equipes dos serviços de saúde (público ou privado) de modo a ser operacionalizada a profilaxia. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande. 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento para essas situações acontecerá de forma imediata. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Não se tem previsão de espera para se ter o atendimento, este acontecerá de forma imediata. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas.

LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf 

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni
Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Palestras Educativas a públicos-alvo (Escolas, Instituições e Empresas).

 O QUE É ESTE SERVIÇO
É através deste serviço que é realizado as atividades de educações em saúde ou educações permanentes visando orientar ações de prevenção e controle de doenças e agravos de notificação compulsória e também acerca de situações de risco/ vulnerabilidade à saúde da população.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Os requisitos para o uso deste serviço são através da solicitação formal via oficio protocolado na secretaria de saúde contendo as necessidades acerca da capacitação (tema, público-alvo, data, horário, quantitativo de pessoas previsto para a participação).

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º: Realizar a solicitação via oficio e protocolar na secretaria de saúde; 
2º: A equipe da Vigilância Epidemiológica irá dar retorno acerca da solicitação confirmando disponibilidade em relação a datas e horários.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A previsão do prazo máximo para a prestação do serviço será acordada entre a equipe e o solicitante, conforme disponibilidade de ambos. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A forma de prestação do serviço poderá ser através de reunião online e/ou presencial, conforme solicitação. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande. 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento acontecerá conforme ordem de solicitações realizadas e também bem como de acordo com a circunstância que gerou a solicitação. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A previsão de espera para se ter o atendimento, será conforme ordem de solicitação e também conforme disponibilidade da equipe para a realização do treinamento/capacitação.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas. 

LEGISLAÇÃO
 RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Análise de situação de saúde (padrão de morbimortalidade do município) de modo a subsidiar tecnicamente o planejamento de ações na saúde.

O QUE É ESTE SERVIÇO
Neste serviço realiza-se a análise dos dados e estes subsidiam a identificação da situação de saúde da população residente em Várzea Grane e também o planejamento das ações em saúde visando melhoria e qualificação da assistência à saúde que é ofertada. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
As informações podem ser solicitadas por meio de oficio contendo justificativa para o uso das informações a ser protocolado na secretaria municipal de saúde.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º: Realizar o protocolo do oficio contendo a solicitação na secretaria de saúde. 

2º: Posteriormente a equipe da vigilância epidemiológica irá entrar em contato e dará retorno para o solicitante. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O prazo máximo previsto para o atendimento e resposta será de 10 dias e/ou conforme complexidade da análise/informações solicitadas.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação de serviço acontecerá de forma presencial na secretaria municipal de saúde, e também este retorno poderá acontecer via contato telefônico e e-mail do solicitante. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
A prioridade de atendimento acontecerá conforme ordem de procura realizada pelos solicitantes.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A previsão de espera poderá ser de até 10 dias, conforme 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas.

LEGISLAÇÃO
 RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Fonte de dados para pesquisas por meio dos sistemas de informação.

O QUE É ESTE SERVIÇO
A Vigilância epidemiológica alimenta alguns sistemas de informação e monitora alguns sistemas de informação relacionados à saúde.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT.

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
A solicitação deverá acontecer via oficio a ser protocolado na secretaria de saúde.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º solicitação na secretaria de saúde; 
2º análise da solicitação e retorno acerca da solicitação realizada. 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A previsão do prazo máximo é de 15 dias. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação do serviço (retorno) acerca da solicitação poderá acontecer de forma presencial ou via e-mail.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento será conforme ordem de procura.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A previsão do tempo de espera é de até 15 dias. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas. 

LEGISLAÇÃO
  RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf 

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

  • Elaboração de projetos de intervenção/ planos de contingência visando o enfrentamento de doenças e/ou situações de risco/vulnerabilidade à saúde da população.

 O QUE É ESTE SERVIÇO
Neste serviço é realizada a prestação de serviço acerca do planejamento de ações por meio de planos de contingência/projetos de intervenção para o enfrentamento das situações de risco/vulnerabilidade à saúde da população.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT. 

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Solicitação de consulta por meio de oficio a ser protocolado na secretaria de saúde.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º solicitação na secretaria de saúde; 

2º análise da solicitação e retorno acerca da solicitação realizada

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A previsão do prazo máximo é de 15 dias. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação do serviço (retorno) acerca da solicitação poderá acontecer de forma presencial ou via e-mail.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento será conforme ordem de procura. 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A previsão do tempo de espera é de até 15 dias. 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas. 

LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni Alaine Torres Alves Mundim

 

  • Apoio técnico matricial para a Rede de Atenção à Saúde (para população em geral e profissionais de saúde dos serviços públicos ou privados de saúde) acerca das DNC e também sobre a imunização.

O QUE É ESTE SERVIÇO
É por meio deste serviço que a vigilância epidemiológica realiza apoio técnico especializado para os serviços públicos e privados de saúde acerca de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, manejo clínico, vigilância das situações/ casos identificados de modo a se evitar danos e complicações à saúde da população. Esse apoio acontece por meio de visitas técnicas especializadas, elaboração de notas informativas, protocolos assistências de saúde, ações de investigação de surtos, planejamento e execução de capacitações para profissionais e/ou população em geral, dentre outras atividades. 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Todo o munícipe de VG-MT.

CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços desta Unidade 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
A solicitação pode acontecer por meio de solicitação via telefone (65) 98475-7225 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com e/ou via oficio a ser protocolado na secretaria de saúde.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
1º: Realizar contato com a equipe por meio dos meios de comunicação informados; 2º: Posteriormente a equipe realizará o retorno em relação à demanda solicitada.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Previsão de retorno acerca da solicitação será de até 5 dias e/ou conforme situação que demandou a solicitação realizada pelo solicitante e também conforme disponibilidade da equipe de vigilância epidemiológica.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A prestação do serviço (retorno) acerca da solicitação poderá acontecer de forma presencial ou via e-mail. 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Os locais para o usuário apresentar eventual manifestação são por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e/ou prefeitura de Várzea Grande.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
O atendimento será conforme ordem de procura.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
A previsão do tempo de espera é de até 15 dias.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
O mecanismo de comunicação com os usuários será por meio de telefone (65) 98475- 7225 ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
A consulta pode ser feita pelos usuários por meio de telefone (65) 99210-4324 e/ou via e-mail: viepi.vg@gmail.com

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
·  Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/) 

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
O compromisso de atendimento será para com todas as solicitações realizadas. 

LEGISLAÇÃO
 RESOLUÇÃO Nº 588, DE 12 DE JULHO DE 2018 (Política Nacional de Vigilância em Saúde) http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf 

ELABORADO POR
Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni
Alaine Torres Alves Mundim


Outros serviços:

1 - ATENÇÃO BÁSICA

1.1- PUERICULTURA

1.2 - ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

1.3 - HIPERDIA

1.4 - COLETA DE CITOPATOLÓGICO

1.5 - CONSULTA MÉDICA

1.6 - IMUNIZAÇÃO

1.7 - TRIAGEM NEONATAL

1.8 - COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS

1.9 - CURATIVO

1.10 - SONDAGEM VESICAL

1.11 - TESTE RÁPIDO (GRAVIDEZ, HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C)

1.12- REGULAÇÃO

1.13 - AGENDAMENTO DE EXAME

1.14 - AGENDAMENTO DE CIRURGUIA ELETIVAS

1.15 - LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA

2.1 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas - UPA IPASE

2.2 - Unidade de Pronto Atendimento 24horas Farid Seror/UPA CRISTO REI

2.2 - Centro Especializado em Saúde - CES

2.3 - Centro Especializado em Reabilitação – CERII VG

2.4 - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA

2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental

2.6 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD;

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

2.8 - Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar - EMAD

3 - URGENCIA E EMERGENCIA

3.1 - ATENDIMENTOS PORTA DE ENTRADA

3.2 - EXAMES DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAS E DE IMAGEM

3.3 - PRECEDIMENTOS E APOIO TERAPEUTICO AMBULATORIAIS

3.4 - TRANFERÊNCIAS HOSPITALARES

3.5 - CIRURGIAS DE URGÊNCIA

3.6 - ATENDIMENTOS AOS PACIENTES COM COVID-19.

3.7 - MATERNIDADE

4 - VIGILANCIA EM SAÚDE

4.1 - INSPEÇAO SANITARIA

4.2 - COLETA E ANALISE DE ÁGUA

4.3 - ANALISE DE PROJETOS ARQUITETONICOS

4.4 - ATENDIMENTO A DENUNCIA E FISCALIZAÇAO

4.5 - Centro De Controle De Zoonozes (CCZ)

5- ATENÇÃO AO SERVIDOR - CADIM

6- OUVIDORIA DE GESTÃO SUS/SMS/VG

6.1 - RECLAMAÇÃO

6.2 - DENÚNCIA

6.3 - SOLICITAÇÃO

6.4 - SUGESTÕES

6.5 - ELOGIO

6.6 - INFORMAÇÕES