Várzea Grande, 19 de Abril de 2014 Telefones Úteis Fale Conosco Acesso Restrito
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PRINCIPAL SECRETARIAS SERVIÇOS VG NA COPA TRANSPARÊNCIA CONHEÇA VG LICITAÇÕES LEIS/DECRETOS
   
Tamanho do Texto:   A+ A-
Secretaria de Educação  
16/09/2013
MAPEAMENTO
Educacenso reabre sistema para retificação de dados
O Educacenso é considerado o mapeamento fiel da realidade escolar. O objetivo é traçar um panorama nacional da educação básica, diagnosticando a situação das instituições de educação de todo o país

Reporter:  Luciana Silva
Foto:  Divulgação
Fonte:  Secom

A Secretaria de Educação (SME/VG) sob o setor de Gestão de Tecnologia Informação e Comunicação (GTIC), responsável pelo Censo Escolar no município, informa as unidades de ensino que o Sistema Educacenso está disponível para retificação a partir desta segunda feira, 16 de setembro. As conferências e as alterações necessárias poderão ser realizadas acessando o site do 
www.educacenso.inep.gov.br no prazo de 30 dias.

Todas as unidades escolares, CMEIs, EMEBs e conveniadas poderão fazer a alteração de eventuais erros dos dados cadastrais até o dia 15 de outubro.

As escolas que não preencherem o Educacenso final de forma correta ficam sujeitas a alguma penalidade, como a perda do registro, isto no caso das unidades particulares. Para instituições públicas, a não realização do censo pode prejudicar a definição de políticas públicas de educação, como a destinação de verbas para a instituição.

As informações são base para a formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos públicos: alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola, Fundeb, cálculo do IDEB, entre outros. As informações, também, são utilizadas por outros órgãos, como: Ministério (Saúde e Esporte), organismo internacionais (Unesco e o Unicef) e por pesquisadores e estudantes do País e o exterior. O desafio é aprimorar os dados já existentes por meio da utilização das informações cadastrais de escola, turma e do docente.

Observação:

Os responsáveis pelas informações, caso não tenham preenchido os dados no período de coleta, não poderão fazê-lo no período de retificação, destinado apenas à correção dos erros.

O período de confirmação ou desconsideração de matrículas duplicadas, serão feitas diretamente no módulo de confirmação de matrícula no sistema Educacenso, via Internet. Conforme Portaria nº 235 de 04 de Agosto de 2011 no Diário Oficial da União.

Envio dos dados finais resultantes das correções e verificações do Censo Escolar da Educação Básica/2013 ao Ministério da Educação para publicação final no Diário Oficial da União.



Comentários

Não há comentários.



   
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
Avenida Castelo Branco, Paço Municipal, n.2500
Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - CEP 78125-700
Fone: (65) 3688-8000
Copyright © 2012 - Prefeitura de Várzea Grande - Superintendência de Tecnologia da Informação. S.T.I