Foto: SMSPMU/VG

 

A ação segue o modelo adotado recentemente na Avenida da FEB e integra o plano de modernização do sistema viário da cidade e tem como objetivo garantir mais segurança e fluidez em uma das vias de maior movimento do Município

 

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, informa que o novo semáforo instalado na Avenida João Ponce de Arruda, em frente à praça Couto Magalhães (Drogasil), entra em funcionamento nesta terça-feira (04), às 7h30. A medida integra o plano de modernização do sistema viário da cidade e tem como objetivo garantir mais segurança e fluidez em uma das vias de maior movimento do Município.

Durante todo o dia, agentes de trânsito estarão no local orientando pedestres e motoristas sobre o novo sistema de travessia, ajudando na adaptação e na organização do fluxo. A ação segue o modelo adotado recentemente na Avenida da FEB, onde a presença dos agentes foi essencial para reduzir conflitos e melhorar o tráfego.

Desde maio, a Prefeitura vem executando uma série de ajustes e melhorias na malha viária, incluindo a retirada gradual dos radares fixos de velocidade e a instalação de novos semáforos em pontos estratégicos. Até o momento, 10 equipamentos de fiscalização já foram desativados, em um processo que seguirá até atingir 36 pontos, entre vias principais e transversais.

De acordo com estudos técnicos da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, as mudanças têm refletido em resultados positivos: em locais como a Avenida Doutor Paraná, houve redução de até 62,5% nas infrações registradas entre 2023 e 2024.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ductievicz, destacou que as ações priorizam a educação e a prevenção no trânsito. “Nosso trabalho busca um trânsito mais humano e seguro. A instalação de novos semáforos e a reorganização do tráfego fazem parte de um esforço contínuo de modernização e cuidado com a vida”, afirmou.

A Prefeitura continuará monitorando os principais corredores viários e realizando novos ajustes conforme as demandas da população e os indicadores de segurança, consolidando Várzea Grande como uma cidade em movimento, que valoriza a mobilidade e o bem-estar de todos.