“Foi incrível. Muitos meses de conhecimento, aprendizado e parceria. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Várzea Grande e ao Senac por essa oportunidade. Eu já trabalho na área, mas era sem formação. Agora, com o curso, o que faço por amor ficará ainda mais completo. Esse projeto foi maravilhoso, mudou meu olhar e me aprimorou para além do que eu imaginava”, contou o agora cozinheiro Maiky Oliveira, um dos 12 várzea-grandenses que concluíram o curso de Cozinheiro, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cristo Rei, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT).
Com carga horária de 500 horas, o curso ofereceu vagas para 20 alunos e foi promovido pela Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, por meio do Núcleo de Qualificação de Cursos VG+Cursos. Durante os meses de formação, os participantes aprenderam técnicas e habilidades essenciais da gastronomia, passando por etapas de preparo de alimentos, boas práticas na cozinha, montagem de pratos e gestão básica de cozinha.
A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que cada curso ofertado por meio da parceria com o Senac, representa muito mais do que capacitação técnica, são ferramentas de transformação social e geração de oportunidades.
“Nosso maior objetivo é oferecer oportunidades que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Cada curso concluído representa uma porta aberta para o futuro, uma chance de recomeço e de autonomia. Ver esses alunos do Cristo Rei se formando, cheios de sonhos e planos, é a prova de que estamos no caminho certo. A parceria com o Senac reforça nossa missão de promover inclusão social e qualificação profissional de qualidade, fortalecendo as famílias e impulsionando o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou.
Cristina ainda ressaltou que a Prefeitura tem investido continuamente em ações de qualificação e inclusão produtiva, especialmente por meio dos CRAS, que funcionam como pontos de acesso para quem busca melhorar de vida.
“Cada certificado entregue é um símbolo de esperança e conquista. Queremos que mais várzea-grandenses encontrem no conhecimento uma forma de mudar sua realidade”, completou a secretária.
Gerente do Núcleo de Qualificação de Cursos, Rita de Cássia Pizati, celebrou a conclusão de mais uma turma, e antecipa que no próximo ano as oportunidades dobrarão fortalecendo a capacitação dos munícipes.
“A cada turma concluída, reforçamos nosso compromisso com a qualificação profissional e a transformação social em Várzea Grande. Ver esses alunos se formando, prontos para ingressar no mercado de trabalho ou empreender, é motivo de muito orgulho. O curso de cozinheiro é um exemplo de como o conhecimento pode abrir portas e mudar destinos”, destacou.
Galeria de Fotos (2 fotos)