Foto: SECOM/VG

 

Podem participar idosos a partir de 60 anos. O serviço é totalmente gratuito e tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade, reduzir o isolamento social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários

 

O Centro de Convivência Vovô Zeid, em Várzea Grande, retomou ontem (5), as atividades, voltadas à população idosa, após o recesso de fim de ano. A unidade, sob comando da Secretaria Municipal de Assistência Social, volta a ofertar oficinas socioeducativas, culturais e de convivência, reforçando as ações de promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social no Município.

O espaço é destinado a idosos a partir de 60 anos que possuam o Número de Identificação Social (NIS). O serviço é totalmente gratuito e tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade social, reduzir o isolamento e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, o retorno das atividades representa mais do que a reabertura de um serviço, mas a retomada de um espaço de acolhimento e valorização da pessoa idosa.

“O Centro de Convivência Vovô Zeid é fundamental para garantir direitos, estimular a autonomia e proporcionar qualidade de vida aos nossos idosos. Com o fim do recesso, retomamos as oficinas e o acompanhamento social de forma imediata”, afirmou.

A prefeita de Várzea Grande também destacou a importância do serviço público na política de assistência social do Município. “Cuidar da população idosa é uma prioridade da nossa gestão. O Vovô Zeid é um espaço de respeito, convivência e aprendizado, que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e de suas famílias”, ressaltou a prefeita.

COMO PARTICIPAR - O acesso ao Centro de Convivência pode ocorrer por meio de procura espontânea do próprio idoso ou de seus familiares na unidade, além de encaminhamentos feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou por outras políticas públicas. Após o cadastramento, o idoso passa a integrar os grupos de convivência e pode escolher as oficinas de interesse, conforme a disponibilidade de vagas. Caso não haja vagas imediatas, o usuário é incluído em lista de espera.

As atividades são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, com acompanhamento técnico e, quando necessário, atendimento mensal às famílias.

Centro funciona na Avenida Arthur Bernardes, s/nº, bairro Ipase, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.