Foto: SECOM/VG

 

O curso é voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social e tem como objetivo promover qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento da economia local

 

O aroma de pratos típicos invadiu a Casa das Irmãs (Instituto Bom Jesus), em Várzea Grande, durante uma pequena mostra gastronômica organizada pelos 20 alunos do curso gratuito de Cozinha Industrial. O evento foi uma verdadeira celebração do aprendizado, onde os estudantes demonstraram as habilidades desenvolvidas ao longo das aulas iniciadas em 17 de março.

A ação integra uma iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso, através do programa Ser Família Capacita, com execução do Senai-MT e apoio do Instituto Bom Jesus. O curso é voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social e tem como objetivo promover qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento da economia local.

Para avaliar a qualidade e apresentação dos pratos, foram convidadas a secretária de Assistência Social, Cristina Saito, a supervisora de cursos da pasta, Rita Pizati, a superintendente do Ser Família Capacita, Danielli Santos, além das representantes da Setasc-MT, Salete Morockoski e Monique Mielle. Também compareceram a empresária Lecir Aparecida, proprietária de uma tradicional peixaria da cidade, as representantes do Senai-MT Priscilla Freire (analista educacional), Amanda Calonga (assistente habitacional), Michaela Assis (coordenadora de processos), além do vereador Alessandro Moreira.

Durante a degustação, Cristina Saito destacou o impacto social da ação. “É gratificante ver o quanto os alunos se dedicaram e como o curso está transformando vidas. Essa qualificação é uma porta aberta para o mercado de trabalho e uma nova chance de recomeço para muitas famílias”, afirmou.

A supervisora Rita Pizati também elogiou o desempenho dos alunos. “O que vimos hoje é fruto de esforço, aprendizado e vontade de crescer. A apresentação dos pratos e os sabores mostram o quanto esse curso tem sido valioso na formação desses profissionais”, declarou.

O curso de Cozinha Industrial faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura para ampliar o acesso à educação profissional no Município. Outros cursos gratuitos e certificados pelo Senai e pelo programa Ser Família Capacita do governo do Estado também estão em andamento, promovendo oportunidades concretas de inclusão produtiva e valorização da mão de obra local.

“Ao final da capacitação de 220 horas/aulas, todos os alunos receberão certificados que comprovam sua formação, ampliando suas chances de inserção no mercado e incentivando o empreendedorismo na área da gastronomia”, completa a secretária Cristina.