Foto: MATHEUS GUIMARÃES

 

Evento caiu no gosto dos participantes e será, a partir da atual gestão, mais uma ação para o calendário festivo de Várzea Grande

 

O amanhecer deste domingo (18), em Várzea Grande, ganhou um ritmo diferente. Sorrisos, passos apressados, bicicletas dos mais variados estilos e um clima de entusiasmo marcaram a 1ª Volta do Aeroporto, evento promovido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, em parceria com a Associação de Servidores do Legislativo Estadual e Municipal de Mato Grosso (Aslem).

Famílias inteiras, crianças, jovens e idosos se reuniram para correr, caminhar ou pedalar ao redor do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Em meio à movimentação, um rosto conhecido e cheio de energia, a prefeita Flávia Moretti (PL), apaixonada por ciclismo, fez questão de animar o pelotão do pedal e dar ritmo ao evento, que sem dúvida, caiu no gosto de todos e passa a integrar as comemorações pelos 158 anos de fundação de Várzea Grande.

“Esse evento é mais do que lazer, é sobre saúde, esporte e, principalmente, integração entre as famílias. Precisamos fomentar o turismo local e pensar em iniciativas como a criação de uma rota de lazer ao redor do aeroporto, com estrutura de orla e atividades esportivas. A cidade merece e precisa desse olhar”, destacou Flávia.

Entre os participantes, histórias de superação, amizade e amor pelo esporte inspiraram quem esteve presente. O surfassagista, Wesley Batista Gomes, por exemplo, há 8 meses se dedica à corrida, já participou de inúmeras caminhadas. Incentivado por uma amiga de trabalho, ele tem no currículo eventos como a tradicional Corrida de Reis e afirma que não perde uma oportunidade de se movimentar: “É uma chance de cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, ajudar a fomentar nossa cidade.”

Outro exemplo de determinação veio de Alex Alves da Silva, 40 anos, veterano em corridas de rua. Mesmo enfrentando os sintomas da chikungunya, não abriu mão de participar da corrida. “Isso não é motivo para desistir. O esporte faz parte da minha vida e me dá força para continuar, mesmo nos dias difíceis”, afirmou.

Já a atleta, cerimonialista e acadêmica de Direito, Nayanny Reis, encarou os 15 km de pedal ao lado da amiga Thais Bairos, que veio de Cuiabá especialmente para o evento. “É gratificante ver Várzea Grande promovendo ações assim. A cidade tem potencial e quando há incentivo, a população responde”, disse.

A 1ª Volta do Aeroporto encerrou, com sensação de dever cumprido, e com o desejo unânime de que o evento entre para o calendário oficial do Município. Mais que uma manhã esportiva, foi um encontro de gerações, de histórias e de amor por Várzea Grande.

O evento ainda contou com o apoio do Hemocentro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Rotary entre outros parceiros.