Foto:

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, e o assessor Hozano Delgado estiveram em Brasília (DF) essa semana, participando de uma importante capacitação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e o DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento.

O SIOPS é uma ferramenta oficial do Ministério da Saúde que coleta, processa e divulga informações sobre os orçamentos públicos em saúde, sendo um importante instrumento de monitoramento e controle social. Já o DigiSUS Gestor, é a plataforma responsável pelo planejamento e acompanhamento das ações e metas de saúde em todo o país.

O treinamento teve como objetivo capacitar e habilitar os gestores municipais para a correta utilização das ferramentas de gestão orçamentária do SUS, visando maior transparência e qualidade nos dados de receitas e despesas da saúde pública.

O evento reúne gestores do Brasil e na oportunidade eles receberam orientações sobre os conceitos, objetivos, características e bases legais do SIOPS, além de terem aprendido na prática, o passo a passo para o preenchimento do sistema e a organização detalhada das planilhas orçamentárias.

O programa também incluiu palestras e oficinas sobre temas complementares, como o Programa Nacional de Gestão de Custos e o Banco de Preços em Saúde, além de instruções sobre o uso do DigiSUS Gestor para elaboração de planos de saúde, programações anuais, relatórios quadrimestrais e anuais, bem como o registro de indicadores pactuados.

De acordo com a secretária Deisi Bocalon, a participação no evento fortalece a capacidade técnica da equipe e contribui para melhorar a gestão dos recursos públicos e a transparência das informações.

“Essa capacitação é fundamental para que possamos planejar melhor, prestar contas com mais clareza e, principalmente, aplicar cada recurso de forma eficiente em benefício da população. É muito importante para mim que, tanto para minha equipe, que estejamos atualizados em tudo o que está acontecendo no Ministério da Saúde. Essas capacitações favorecem a interlocução ativa com os técnicos, a troca de experiências com vários gestores do Brasil, trazendo novidades que possam ser implementadas em Várzea Grande, bem como formas de captação de recursos”, destacou.