
O trabalho também tem caráter preventivo, reduzindo riscos de transtornos à população e preservando a estrutura da malha viária, especialmente, em áreas que historicamente registram maior acúmulo de água no período de chuvas
Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação e Obras, intensificou as ações de limpeza e manutenção de bocas de lobo em diferentes regiões da cidade. Em oito meses, foram atendidas 600 unidades em mais de 40 bairros, reforçando o compromisso da atual gestão com a prevenção de alagamentos e a melhoria da drenagem urbana.
As equipes realizaram a retirada de resíduos sólidos, desobstrução e manutenção dos dispositivos de captação de águas pluviais em pontos estratégicos, especialmente, em áreas que historicamente registram maior acúmulo de água no período de chuvas. O trabalho também tem caráter preventivo, reduzindo riscos de transtornos à população e preservando a estrutura da malha viária.
De acordo com o secretário de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira, a manutenção da rede de drenagem é fundamental para a segurança urbana. “A limpeza das bocas de lobo é uma ação contínua e necessária para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem, principalmente em períodos de chuvas. Esse trabalho ajuda a evitar alagamentos e traz mais segurança para quem vive e circula pela cidade.”
Entre os bairros e localidades atendidos estão: Cristo Rei, Jardim Paula 2, Jardim Glória, Jardim dos Estados, Rodovia Mário Andreazza, São Mateus, Centro, Mapim, Residencial José Carlos Guimarães (Novo Mundo), Petrópolis, Ponte Nova, Maringá 1, Residencial Cabo Michel, Manga, Residencial Flor do Ipê (Cristo Rei), Primavera, Jardim Imperador, Parque do Lago, Vila Pirineu, Loteamento Santa Cecília (Primavera), Novo Mundo, Hélio Ponce de Arruda, Nova Várzea Grande, Joaquim Augustinho Curvo, Chapéu do Sol, Jardim União, Loteamento Parque Del Rey (Ikarai), Jardim de Alá, Canelas, Loteamento Jardim Eldorado (Santa Isabel), Figueirinha, Loteamento Parque das Nações (Mapim), Loteamento Vila Arthur (Glória), Construmat, Residencial Júlio Domingos de Campos (Novo Mundo), Vista Alegre, Parque do Sabiá, Jardim Paula 1, 23 de Setembro, Ikarai, Parque das Américas, Água Vermelha, Vila Ipase, Nossa Senhora da Guia, Nova Era, Santa Isabel, Ouro Verde, Jardim Eldorado, Parque das Nações, Costa Verde, Vila Arthur e Parque Del Rey.
Ao todo, já foram realizadas centenas de manutenções, garantindo mais eficiência no escoamento da água e mais segurança para pedestres e motoristas.
As ações seguem um cronograma contínuo, abrangendo todas as regiões da cidade. A participação da população, evitando o descarte irregular de lixo em vias públicas, também é considerada fundamental para a manutenção da rede de drenagem.