Foto: SECOM/VG

 

Paralisação vai corrigir falhas na captação e melhorar a produção de água. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final do dia com o abastecimento retomando gradualmente após a estabilização dos reservatórios

 

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) informa que realizará uma parada programada na captação da ETA Cristo Rei nesta quinta-feira, 18 de setembro, a partir das 7h, com previsão de durar durante todo o dia.

Como consequência da intervenção, a ETA Velha (Sistema I) também precisará ser paralisada, já que ambas compartilham a mesma captação. A manutenção consiste na troca dos cabos, inversores e da bomba que, devido ao tempo de uso, começou a apresentar falhas e despejar óleo na água bruta, que, ao chegar para tratamento, compromete o desempenho dos filtros e reduz a capacidade de produção da ETA Cristo Rei.

É importante reforçar que o óleo não compromete a qualidade da água entregue à população, mas sim a quantidade, já que obriga paradas constantes para a limpeza das membranas de ultrafiltragem. Com a troca das bombas, o objetivo é aumentar a capacidade de produção da ETA Cristo Rei e garantir maior regularidade no abastecimento.

Durante a manutenção, os seguintes bairros poderão ser afetados com instabilidade no fornecimento de água: Centro, Nova Várzea Grande, Embauval, Jardim Aeroporto, Ipase, Imperador, Costa Verde, Santa Maria, Nova Era, São Gonçalo, MRV Chapada do Poente, MRV Chapada do Horizonte, MRV Chapada dos Cristais, MRV Chapada dos Campos, Condomínio Terra Nova, 23 de Setembro, Ponte Nova, Potiguar, Jardim Cerrados, MRV Chapada dos Bosques, Zero Km, Canelas, Ouro Branco, Maringá II e III, Parque do Lago, Cohab Cristo Rei, Jaime Campos, Hélio Ponce, Jardim União, Santa Bárbara, MRV Chapada dos Guimarães, MRV Chapada dos Buritis e MRV Chapada Verde.

O DAE orienta que a população faça uso consciente da água durante o período. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final da quinta-feira, com o abastecimento retomando gradualmente após a estabilização dos reservatórios.