
A ação integra a campanha do “Dia Mundial da Limpeza”, comemorado no dia 16 de setembro e também o “Dia Mundial da Árvore”, celebrado no domingo, 21 de setembro
A Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, Associação dos Catadores de Várzea Grande (Asscavag), Ginco Urbanismo e Grupo Solar Coca-Cola, realizou, hoje (19), uma ação de conscientização ambiental junto aos alunos da Escola Municipal de Educação de Educação Básica (Emeb) ‘João Ponce de Arruda’, localizada no Distrito da Passagem da Conceição.
Os alunos realizaram uma limpeza às margens do Rio Cuiabá, além de ações educativas como construção de uma árvore e outros desenhos representativos com tampas de garrafas pets. A ação teve participações de equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A ação integra a campanha do “Dia Mundial da Limpeza”, comemorado no dia 16 de setembro e também o “Dia Mundial da Árvore”, celebrado no domingo, 21 de setembro.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo da Costa Amorim, frisou que é fundamental conscientizar as futuras gerações sobre a preservação ambiental. “Acreditamos que a sustentabilidade se consolida com atitudes concretas e com colaboração. Por isso, essas parcerias são fundamentais para o meio ambiente. Fico feliz em realizar essas ações com os nossos alunos, pois é necessário conscientizar e ensinar nossos pequenos para que se tornem gigantes cidadãos na preservação ambiental”, disse.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz – o Lucas do Chapéu do Sol - disse que a expectativa é, até o final do dia de hoje, recolher cerca de duas toneladas de resíduos. “Entre as ações está a roçagem de trilhas de acesso para facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, pois aqui é uma área de grande índice de afogamentos”, destaca.
A líder do Instituto Limpa Brasil, Cristina Souza, a ação tem sido realizada em todo país. “O tema da campanha deste ano é “Venha fazer parte dos 5% que vão mudar o mundo”, buscando engajar essa parcela da população em atividades de conscientização ambiental. Além disso, o envolvimento da população é fundamental, ainda mais quando juntamos com a educação”, disse Souza.
A coletora e educadora ambiental da Asscavag, Aurilene da Silva, lembrou da importância do descarte regular de lixo. “As pessoas precisam entender que é fundamental descartar o lixo adequadamente, infelizmente ainda é uma prática comum jogar lixo no chão. Precisamos educar nossa população cada vez mais”.
A diretora da unidade de ensino, Rosemary de Oliveira, contou que os alunos recebem constantemente aulas sobre a preservação ambiental e sobre a diversidade biológica da região. “Nós ensinamos tudo sobre o meio ambiente a qual estão habituados, não só sobre a comunidade, mas também do estado de Mato Grosso e do Brasil”.
“Estamos diariamente desenvolvendo atividades junto com os alunos. Fico feliz e gratificada em participar de momentos como esses”, disse engenheira civil sanitarista e ambiental da Ginco Urbanismo, Tainah Ferreira.
A coordenadora de gestão integrada do Grupo Solar, Emille Magalhães, destaca a participação com intuito de promover a educação ambiental no entorno da comunidade. “Essa é uma forma de colocar em prática o que defendemos. Estamos presentes em grande parte do país, por isso, temos a oportunidade e o dever de influenciar de maneira positiva as comunidades onde atuamos”, relata.
O aluno do 5° ano, Ítalo Gabriel, de 10 anos, disse que o que mais gostou de aprender foi sobre as situações climáticas. “Estou aprendendo muito sobre preservação, mas o que me encanta é sobre o clima. Gosto muito de participar das aulas práticas e aprender a como preservar o meio ambiente”, declara.