Foto: MATHEUS GUIMARÃES

 

Flávia Moretti destrava um dos principais problemas de Várzea Grande após apoio da Mesa Técnica do TCE. Prefeitura vai pagar dívidas antigas para depois abrir o processo de concessão, mas até lá, melhorias no transporte coletivo deverão ser cumpridas

 

Foi assinado pela prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), na manhã desta terça-feira (14), um acordo com a empresa responsável pelo transporte público dentro do município. A assinatura ocorreu por meio da Mesa Técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE MT).

Durante as tratativas, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio do pedido da prefeita Flávia Moretti, solicitou uma série de melhorias, como por exemplo, renovação de frota com a entrega de oito novos ônibus, redução da idade média dos veículos para cinco anos, 80% da frota com ar-condicionado, 100% da frota monitorada por câmeras e GPS para fiscalização dos veículos e segurança dos usuários, 100% da frota com internet wifi, diminuição do tempo de rota, identificação exclusiva das linhas municipais, instalações de três estações de passageiros em regiões e linhas pré-definidas, 40 pontos de recargas, ouvidoria geral digital, reforço de frota ou revisão de itinerário quando o tempo médio de espera superar 30 minutosentre, entre outras melhorias.

“Estamos lutando por melhorias ao nosso Município e à nossa população. Uma das principais reclamações que recebemos diz respeito ao transporte público. Queremos um transporte eficaz, moderno e confortável. Por isso, enquanto não pudermos realizar uma nova concessão, vou cobrar da atual empresa que preste um serviço adequado para os nossos munícipes”, declara Moretti. Como frisou, é mais uma promessa de campanha que está sendo cumprida em apenas dez meses de gestão. “Destravando uma demanda de mais de 25 anos da nossa população”.

A PARTIR DE AGORA - No acordo, ficou acordado que o Município se compromete a quitar dívidas acumulados de anos anterior que hoje totalizam aproximadamente R$ 20 milhões em 24 parcelas. “Nós prorrogamos o contrato por dois anos, porque ele já era previsto para encerrar em 2026, nós prorrogamos até 2027 para que a prefeitura possa cumprir o acordo de pagamento e para que eles possam fazer esses investimentos em transporte público. Essa prorrogação também serve para dar continuidade à prestação do serviço até conseguir fazer todo trâmite para a nova concessão”, disse Moretti.

Participaram da reunião, o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, o Procurador-Geral do Município, Maurício Magalhães, o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas do Chapéu do Sol.

“Nossa missão é garantir que o várzea-grandense tenha o melhor serviço possível até que realizemos o plano de mobilidade urbana de Várzea Grande e o novo processo de concessão”, declara a prefeita.

O presidente da Mesa Técnica e conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Valter Albano, todos os itens foram debatidos no sentido de primeiro, melhorar a qualidade da prestação do serviço. “O Tribunal de Contas fez a intermediação, a Prefeitura se bem representou nesse processo e a área empresarial também. Todos os itens foram debatidos no sentido de melhorar a qualidade da prestação do serviço. Buscamos o consenso, o consenso foi firmado, nesse momento, nós assinamos o acordo. Esse processo vai ao conselheiro, o relator Antônio Joaquim, que pedirá ao presidente Sérgio Ricardo a pauta para ser homologada em plenária. Então, eu considero que foi um sucesso o trabalho realizado”, conta o conselheiro.