Foto:

 

O Ministério da Saúde comunicou oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande o adiamento da agenda institucional prevista para esta sexta-feira, 16 de janeiro, que incluía o lançamento da Carreta do programa Agora Tem Especialistas e a solenidade de lançamento da obra da nova Maternidade Municipal. Os eventos devem acontecer no mês de fevereiro. 

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a notificação por meio do Ofício nº 7/2026, encaminhado pelo Departamento de Estratégias para a Expansão e Qualificação da Atenção Especializada (DEEQAE/SAES/MS), informando que ajustes logísticos inviabilizam, neste momento, a realização das vistorias obrigatórias da Vigilância Sanitária (VISA) na unidade móvel, etapa indispensável para o início dos atendimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os ajustes são necessários para garantir a liberação sanitária, a montagem adequada da carreta e o pleno cumprimento dos critérios técnicos, operacionais e de segurança exigidos para serviços especializados de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o adiamento tem caráter técnico e visa garantir a plena qualidade do serviço que será ofertado à população.

“Estamos falando de uma unidade altamente especializada, que vai ofertar exames fundamentais como mamografia, ultrassonografia e atendimentos voltados à saúde da mulher. É essencial que tudo esteja 100% regularizado, vistoriado e em pleno funcionamento antes de iniciarmos os atendimentos. Esse cuidado demonstra o compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura com a segurança e a qualidade do serviço prestado à população de Várzea Grande”, afirmou a secretária.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as mulheres que já possuem pedido médico para mamografia, ultrassonografia pélvica ou transvaginal procurem a Secretaria Municipal de Saúde, munidas de seus pedidos, para realizar o pré-agendamento dos atendimentos na carreta. Assim que a unidade móvel chegar ao município, os exames poderão ser iniciados de forma imediata, garantindo mais agilidade e organização no atendimento à população.

A Prefeitura de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam que a nova agenda será anunciada assim que todos os ajustes técnicos forem concluídos, garantindo que os serviços e as obras sejam iniciados com total segurança, eficiência e respaldo técnico.