Logo no início das atividades, as profissionais participaram do Treinamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF)- 2015, realizado em uma unidade frigorífica instalada no Município
Quatro novas médicas veterinárias passaram a integrar, na primeira semana de fevereiro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande. Logo no início das atividades, as profissionais participaram do Treinamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF)- 2015, realizado em uma unidade frigorífica instalada no Município.
Das quatro profissionais, três atuam diretamente no processo de inspeção federal para exportação de produtos de origem animal aos Estados Unidos, conforme o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A unidade frigorífica onde ocorreu o treinamento já realiza exportações e possui papel estratégico para o desenvolvimento econômico local, sendo responsável pela geração de empregos diretos e indiretos, renda e arrecadação de impostos para os cofres públicos.
A quarta médica veterinária ficará responsável pelas atividades do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), além de atuar nas ações voltadas à causa animal, que se encontra em fase de implantação no Município.
O QUE É O TREINAMENTO SIF 2015? - É uma capacitação técnica obrigatória que padroniza os procedimentos de fiscalização sanitária em estabelecimentos que processam produtos de origem animal. O treinamento segue normas nacionais e internacionais, assegurando que os alimentos atendam aos critérios de segurança sanitária, qualidade e rastreabilidade, exigidos tanto pelo mercado interno quanto pelo comércio exterior.
No caso das exportações para os Estados Unidos, as exigências são ainda mais rigorosas, tornando essencial a atuação do médico veterinário oficial, responsável por garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo Mapa e pelos órgãos internacionais.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA - A presença de um frigorífico habilitado para exportação representa um importante vetor de desenvolvimento para Várzea Grande. Além de fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio, o setor impulsiona a economia local, fomenta novos investimentos e contribui significativamente para a geração de emprego, renda e tributos.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destacou a importância da chegada das novas profissionais. “A atuação das médicas veterinárias é estratégica. Elas garantem a segurança alimentar, fortalecem nossa economia e asseguram que as empresas locais possam competir em mercados internacionais, sempre dentro da legalidade e das normas sanitárias”, afirmou.
No âmbito municipal, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela fiscalização de produtos de origem animal comercializados dentro do Município, garantindo qualidade e segurança ao consumidor.
A coordenadora do SIM, a médica veterinária Kelly Enciso, ressaltou o impacto positivo da ampliação da equipe. “O fortalecimento do SIM permite maior controle sanitário, apoio aos produtores locais e mais segurança à população”, explicou.
EXPECTATIVA - Uma das médicas veterinárias recém-integradas à equipe, Viviane Clementina de Lara Pinto, destacou a recepção e a expectativa com o novo trabalho. “A recepção foi ótima, o treinamento foi muito bom, todos foram atenciosos e pudemos tirar nossas dúvidas. A expectativa é fazer um bom trabalho, contribuir com a saúde pública e exercer aquilo que gosto de fazer. Já atuo há 20 anos com serviço de inspeção e qualidade de alimentos”, relatou.
"Com a integração das novas profissionais e a realização do treinamento técnico, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável reforça seu compromisso com a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização da medicina veterinária como pilar essencial da saúde pública e do crescimento municipal", completa o secretário Ricardo Amorim.
Galeria de Fotos (2 fotos)