Sistema estruturado de ensino, adotado pela Prefeitura, vai garantir uma metodologia de ensino integral desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino básico
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), apresentou hoje (12), durante coletiva de imprensa, os novos materiais pedagógicos adotados pela atual gestão. Mais que materiais de sala de aula, os conteúdos inéditos na rede municipal, implantam uma nova metodologia de ensino da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Estabelecendo um processo integrado, estruturado e contínuo de aprendizagem, com começo, meio e fim, idêntico ao utilizado na rede privada.
Os novos materiais (livros e apostilas) são produzidos e distribuídos pelo Sistema Maxi de Ensino, cuja metodologia se fundamenta na Pedagogia Afetiva, focando na formação integral (cognitiva e socioemocional) do aluno através de interações humanas e valorização dos afetos.
A nova metodologia implementada nas unidades escolares da rede municipal será sistematizada por meio de livros, apostilas e softwares que já são adotados em escolas da rede particular e que agora passam a fazer parte da estratégia pedagógica da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultural, Esporte e Lazer (SMECEL).
De acordo com a prefeita Flávia Moretti, seu objetivo sempre foi o de inovar o processo de ensino-aprendizagem. “É um choque de gestão sobre a qualidade de ensino na rede municipal, pois, ainda no ano passado, nossa equipe técnica já havia identificado a necessidade da implementação de um material inovador que pudesse atender o começo, meio e fim do processo didático/pedagógico desde a Educação infantil até o 9º ano do Ensino Básico, dando de forma gratuita, um material que oferte as mesmas oportunidades de ensino às crianças que estão na rede pública, em relação àquelas que estão nas escolas particulares”.
Além do ganho em aprendizado, a prefeita frisa que a troca do material coloca fim às intermináveis aquisições – e que exigem tempo - aleatórias de livros, onde se investia muito, mas com pouco resultado prático”, argumentou.
MESMAS OPORTUNIDADES – A prefeita frisou ainda que essa metodologia de ensino tem um custo elevado na rede de escolas particulares. “Enquanto pais e responsáveis pagam quase 3 mil reais para seus filhos terem acesso a esse material, a prefeitura de Várzea Grande vai oferecer, gratuitamente, as mesmas apostilas e livros, dando oportunidade de transformar vidas através de uma educação de qualidade”, declarou.
O secretário de Educação, Igor Cunha explicou que o material adotado foi submetido a um rigoroso processo de avaliação técnica do Conselho Pedagógico da SMECEL, e buscou a experiência do governo estadual que também adotou a mesma metodologia de ensino e já contabiliza grandes avanços nos índices de educação e de aprovação de alunos no Enem. “O Sistema Maxi é dos mais aprova alunos no Enem, na atualidade”, exclamou.
Segundo o secretário, os materiais estarão entregues até o mês de março, a todas unidades escolares e a partir de abril começa o processo de capacitação e acompanhamento de professores na implementação da metodologia. “Até o segundo semestre, nós já estaremos com 100% de aproveitamento dos materiais pedagógico nas escolas”, reforçou, lembrando que também serão aproveitados no currículo escolar os livros didáticos enviados pelo MEC.
Os materiais pedagógicos do Sistema Estruturado Maxi de Ensino, adotados pela rede municipal, também irão contemplar o ensino da língua inglesa nos 2º, 3º, 4º e 5º anos da Educação básica.
Galeria de Fotos (11 fotos)