Feita com dedicação pelos próprios funcionários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a primeira edição da Feijoada Solidária transformou acolhimento em gesto concreto de cuidado à população em situação de rua de Várzea Grande. A iniciativa, realizada nesta sexta-feira (13), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), atendeu 75 pessoas.
Esta foi a primeira de cinco edições programadas até o fim do ano. A proposta é fortalecer vínculos, promover dignidade e ampliar o acesso da população em vulnerabilidade aos serviços socioassistenciais do município.
O serviço do Centro Pop é ofertado a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Gratuito, o atendimento tem como finalidade assegurar acompanhamento especializado e atividades voltadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares e da construção de novos projetos de vida.
Durante o atendimento, é realizada a análise individual das demandas dos usuários, com orientações individuais e em grupo, além de encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que contribuam para a autonomia, inserção social e proteção contra situações de violência.
A unidade também garante acesso a espaços para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e apoio para emissão de documentação civil, quando necessário. O Centro Pop disponibiliza ainda endereço institucional como referência para os usuários e mantém registro sistematizado das pessoas em situação de rua, facilitando o acompanhamento técnico e eventual localização por familiares ou pessoas de referência.
Com as próximas edições da Feijoada Solidária, a expectativa é ampliar o alcance da ação e reforçar o compromisso da rede socioassistencial com a proteção e a dignidade da população em situação de rua em Várzea Grande.
Galeria de Fotos (5 fotos)