A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lúcia Leite Rodrigues desenvolverá, entre os dias 29 de junho e 31 de julho, o Projeto Copa do Mundo 2026. A iniciativa tem como objetivo promover o aprendizado interdisciplinar por meio da temática da Copa do Mundo, além de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a história e a importância esportiva, cultural, econômica, gastronômica e social de diversos países.

De acordo com a diretora da unidade, Valéria Martins, o projeto utilizará o futebol como ferramenta pedagógica para estimular valores como respeito, cooperação, inclusão, disciplina e trabalho em equipe, além de fortalecer a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.

“A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta e desperta o interesse dos alunos por diferentes culturas, países, línguas e tradições”, destacou a diretora.

O projeto será desenvolvido com alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e do ensino fundamental I e II. As atividades contemplarão todas as disciplinas. Em Língua Portuguesa, os estudantes produzirão textos sobre futebol, criarão notícias esportivas e realizarão leituras sobre curiosidades dos países participantes.

Na Matemática, serão elaboradas tabelas e gráficos dos jogos, além da contagem de pontos e análise de estatísticas das partidas. Em Geografia, os alunos estudarão a localização dos países, bandeiras, capitais, culturas e costumes. Já em História, irão pesquisar a trajetória da Copa do Mundo, a evolução do futebol e a história de grandes jogadores e seleções.

“O trabalho será voltado para pesquisas e atividades práticas. Os alunos também confeccionarão bandeiras e painéis temáticos, além de criar um mascote e participar da decoração da escola”, explicou Valéria Martins.

Toda a produção será acompanhada e orientada pelas professoras Ana Paula Oliveira e Fabiane de Arruda. A programação inclui ainda minicampeonatos, gincanas e jogos cooperativos.

Como culminância do projeto, no mês de julho será realizada uma Feira Temática da Copa do Mundo, com apresentações culturais, exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, danças, músicas típicas e premiação simbólica dos finalistas das competições esportivas.