Regiões estratégicas de Várzea Grande terão o atendimento em saúde ampliado, com a retomada de projetos de unidades básicas. Entre eles, e com recursos já assegurados, está adequação da Unidade Básica do Jardim Manaíra, e o outro, o destravamento de um projeto lançado há mais de dois anos, no Residencial José Carlos Guimarães, e que integra o hall de obras destravadas pela atual gestão.
“Só temos notícias boas para Saúde. Daremos início as duas obras, ampliando a cobertura primária e levando serviços para mais perto da população. Tanto no Jardim Manaíra, quanto no Residencial José Carlos Guimarães, que são duas regiões que cresceram muito. Assim, vamos desafogar o atendimento de saúde nas unidades mais centrais. E todos esses novos projetos chegam no padrão ´Flávia Moretti’, como a que acabamos de entregar para o Capão Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).
As intervenções serão possíveis graças à articulação política da atual gestão, que não apenas foi em busca de recursos – via emendas parlamentares – como também se empenhou em destravar a obra paralisada da unidade do José Carlos Guimarães, cujo projeto foi lançado em 2024, antes da prefeita Flávia assumir o Executivo Municipal.
A adequação da unidade do Jardim Manaíra será possível graças aos repasses do deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL), que anunciou recursos após uma visita técnica ao local. Serão R$ 1 milhão em emendas do deputado para melhorias e a restruturação geral do prédio.
A secretária de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que essa adequação era uma demanda antiga da população, já que cerca de 25 bairros têm a unidade do Manaíra como referência na Atenção Primária. “A unidade vai passar por readequações da parte hidrossanitária, aquisição de novos equipamentos e a reorganização das salas da unidade”.
Com mais de 16 anos de funcionamento, a USF do Manaíra não comporta apenas equipes de família da unidade, como também agrega outras duas equipes do José Carlos Guimarães, o que torna o Manaíra uma referência na região, atuando com cinco equipes.
DESTRAVADA - A Unidade de Saúde da Família (USF) do Residencial José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, terá o projeto retomado, destacou a prefeita. Essa obra, também muito demandada pela população da região, foi lançada há mais de dois anos e logo na sequência paralisada. “Era preciso buscar recursos para ter a segurança de retomar a obra com prazo de conclusão, e não deixar mais uma vez a população na promessa. Agora que conseguimos articular emendas poderemos ter começo, meio e fim para a espera da população do José Carlos Guimarães”.
IMBRÓGLIO - A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou de R$ 1.965.654,23 para a retomada e conclusão da obra da UBS do Residencial José Carlos Guimarães. O processo para a liberação do recurso está em fase de tramitação administrativa no Estado. “Após a formalização do termo e assinatura dos documentos necessários, será realizada a abertura da conta específica para recebimento dos recursos. Com a disponibilização do valor em conta, o Município deverá encaminhar à Câmara Municipal o pedido de suplementação orçamentária para inclusão do recurso no orçamento vigente. Na sequência, o processo seguirá para os setores de Planejamento e Procuradoria municipal, permitindo o empenho dos recursos e o início da execução financeira da obra”, explica Valéria.
O valor aprovado é suficiente para a conclusão integral da unidade. Além disso, há a sinalização positiva para a destinação de recursos voltados à aquisição de mobiliário e equipamentos da UBS, por meio de indicação parlamentar, do deputado federal Coronel Assis, cujos trâmites também estão em andamento. São R$ 500 mil para reforçar a conclusão da obra, já que essa emenda garante a aquisição do mobiliário.
Atualmente, já foi executado cerca de 42% da obra. A estrutura principal já foi iniciada, restando a conclusão de etapas como laje, reboco, contrapiso, instalações hidrossanitário, além dos serviços de acabamento.
Quanto à retomada dos trabalhos e ao prazo para entrega da unidade à população, a definição dependerá da conclusão dos procedimentos administrativos necessários para a liberação e utilização dos recursos. Somente após a efetiva disponibilidade financeira será possível estabelecer um cronograma detalhado para execução e conclusão da obra.
Apesar de ter havido paralisação da obra, o contrato continua em vigência. A obra foi contratada pela Prefeitura no dia 6 de agosto de 2024 junto à empresa Hidroenergy Engenharia Ltda, com prazo de execução de até 300 dias.
Galeria de Fotos (5 fotos)