A Semana Nacional de Trânsito foi encerrada na sexta-feira (26.09), na EMEB “Profª Salvelina Ferreira da Silva”, no bairro Maringá II Cristo Rei. Predominaram atividades diversas aos alunos do primeiro ao quarto ano do período vespertino. Música, e apresentação teatral também fizeram parte do cronograma de encerramento das atividades. Duzentas crianças festejaram o termino das ações com o teatro de fantoches realizado por servidores da Guarda Municipal.
Seguindo ao tema “A Criança no Trânsito” a sensibilização de pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. “Cuidados dentro do ambiente escolar é muito importante se tivermos ordem controlamos os comportamentos dos condutores e motoristas, ensinamos aqui na escola em todas as disciplinas para as crianças que os pedestres devem manter a segurança no trânsito”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Rosimeire Gonzaga Fialho.
“Os condutores não podem correr em bairros principalmente perto de área escolar, estamos buscando formar cidadão, condutores e pedestres para se ter uma conscientização de que o trânsito pode se tornar muito perigoso se não respeitarmos as leis de trânsito, com esta preocupação o DETRAN disponibilizou materiais informativos para os alunos, como um Gibi com o título: “Criança no Trânsito”, que tem um roteiro que orienta as crianças e torna – os agentes sobre um transporte seguro com jogo de memória e teste de conhecimento para recortar montar e brincar, o mascote do trânsito que é o sinaleiro que se chama Sinalito, para que os alunos brincam e ao mesmo tempo aprendam que no trânsito tem que ter prudência, um folder sobre as leis de transito com dicas do Sinalito, e ainda um copo de atleta com o slogan do DETRAN e o mascote, para os estudantes se hidratarem bastante tomando água”, ressalta Juliana Silva do Carmo, técnica em serviço do trânsito do DETRAN.
“Nas viagens de carro, a criança jamais deve ser transportada no colo. Em caso de acidente, o bebê fica tão pesado que é impossível mantê-lo em segurança. Outra conseqüência é a criança ser esmagada pelo peso de quem a está carregando. Dessa forma, mesmo com todo o cuidado, o risco do bebê transportado sofrer algum tipo de ferimento é alto. Por isso, dirija com cuidado e siga os procedimentos corretos.Crianças que ainda não possam usar o cinto de segurança normalmente devem ser transportadas em acomodações especiais, de acordo com a idade e peso, sempre bem ajustadas e presas no banco traseiro pelo cinto de segurança”, esclarece Juliana Silva do Carmo.
Segundo a técnica dados de uma pesquisa recente mais de 2 mil crianças morrem atropeladas no Brasil em curto prazo. “Os automóveis são ágeis, e as crianças não conseguem medir a distância do espaço entre ela e o veiculo e com isso acabam sendo atropeladas”.
“Tudo que aprendi aqui foi muito importante. A criança deve ter muito cuidado ao circular pelas ruas, para evitar acidentes, até porque existem muitos motoristas irresponsáveis no trânsito”, disse a aluna Manuelle Cristini, 8 anos do segundo ano. A exemplo dela, dezenas de crianças se tornaram multiplicadoras de conhecimentos e aptas a apresentar o cartão vermelho a quem cometer infrações no trânsito.