Foto: SECOM/VG

 

Nesta semana, de 1º a 5 de dezembro, ocorre uma importante iniciativa de fomento à agricultura familiar na comunidade rural do Sadia I, em Várzea Grande. O curso de derivados de leite agregar valor à produção local e gerar novas fontes de renda para os produtores e suas famílias.

A capacitação de 40 horas com certificado é uma parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural de Livramento e a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS).

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, os participantes apreenderão a transformar o leite cru em diversos produtos, como queijos, iogurtes e doces, seguindo normas de higiene e qualidade.

“Essa formação é um investimento direto na capacidade produtiva e na qualidade de vida do nosso agricultor. O leite, que antes tinha um destino limitado, agora pode se transformar em uma diversidade de produtos de alto valor agregado. É a nossa política rural moderna, técnica e eficaz, impulsionando o pequeno produtor com apoio concreto para produzir mais e melhor, gerando renda e fixando a família no campo com dignidade," afirmou Ricardo Amorim.