Foto: SMECEL/VG

 

Com o aumento do número de salas de aula, a unidade também vai ampliar o número de alunos atendidos, passando a 1.000 alunos em 19 salas de aula

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer anunciou o início das obras de ampliação e reforma geral da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Emanuel Benedito de Arruda’, do bairro Costa Verde. A ordem de serviço no valor de R$ 2.204.206,90 foi assinada pelo secretário da pasta, Igor Cunha no início desta semana.

De acordo com o secretário, a escola vai ganhar mais oito salas de aula, uma cozinha com despensa e refeitório, além de mais dois banheiros e área de serviço. “As obras de ampliação na parte externa não irão comprometer as atividades pedagógicas dos alunos em sala de aula e a reforma geral ocorrerá no período das férias escolares, entre dezembro e janeiro” explicou Igor Cunha.

Com o aumento do número de salas de aula, a unidade também vai ampliar o número de alunos atendidos. Atualmente, a escola conta com 11 salas de aula e atende 647 alunos matriculados. Após a entrega das obras, prevista para serem concluídas em 120 dias, a unidade terá capacidade de atender até 1.000 alunos em 19 salas de aula.

A EMEB ‘Emanuel Benedito de Arruda’ é uma das escolas municipais que participam do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), atendendo 60 alunos com atividades no contraturno escolar com oficinas de dança, artesanato, teatro, música, letramento e reforço escolar. A escola, que pontua com 5.8 no índice do Ideb, foi uma das 12 escolas da rede municipal de Várzea Grande vencedoras do Prêmio Alfabetiza/MT 2025 e do 4º Prêmio Alfabetiza por escola com melhor desempenho, promovido pelo governo do Estado de Mato Grosso.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS - Desde o início do ano, a gestão Flávia/Tião, ambos do PL, tem realizado esforços para ampliar o número de vagas nas escolas da rede municipal. Em fevereiro, um estudo técnico foi realizado para levantar nas unidades espaços que pudessem ser readequados, permitindo a ampliação do número de salas de aula.

O trabalho de readequação dos espaços realizado nas EMEBs: Profª Irenice Godoy de Campos Silva, Nair de Oliveira Correa, Benedita Bernardina Curvo, Manoel João de Arruda, Jaime Verissimo de Campos Júnior e Antônio Joaquim de Arruda possibilitou a abertura de 400 novas vagas para a comunidade escolar já no início de 2025.

Em maio, a gestão inaugurou um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O CMEI ‘Professora Doralice Silva Cardoso’, no bairro Jardim Novo Mundo, para atender mais 250 crianças em período integral. Em junho, a Secretaria deu Ordem de Serviço para a retomada das obras na Escola Estadual ‘Heróclito Monteiro’, no loteamento Santa Fé, região do grande Cristo Rei, que foi municipalizada, passando a atender os alunos da rede municipal.