Foto: SECOM/VG

 

A escolha e a nomeação dos novos coordenadores pedagógicos das unidades escolares de Várzea Grande era uma reivindicação antiga da categoria e agora, na gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli, essa demanda está sendo atendida

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer homologou o resultado da escolha dos coordenadores que irão atuar nas 99 escolas da rede municipal no atual ano letivo. A Portaria foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial desta sexta-feira, 6.

De acordo com a Lei municipal 2.380/2001, que dispõe sobre a gestão democrática na rede pública municipal de Várzea Grande, cabe ao coordenador pedagógico o cumprimento das atribuições pedagógicas, administrativas e da articulação do Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar.

Segundo o secretário, Igor Cunha, a escolha e a nomeação dos novos coordenadores pedagógicos das unidades escolares de Várzea Grande era uma reivindicação antiga da categoria e agora, na gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli, essa demanda está sendo atendida.

No início do mês de janeiro, o secretário recebeu os dirigentes do Sintep/VG para a primeira audiência do ano com a categoria, marcando mais uma etapa do diálogo institucional entre a entidade sindical e a gestão da SMECEL/VG. Na ocasião, o principal ponto debatido foi o cumprimento da Lei de Gestão Democrática, especialmente no que se refere aos critérios para a escolha dos coordenadores pedagógicos nas unidades escolares da rede municipal.

Conforme foi acordado naquela reunião, a escolha dos coordenadores pedagógicos deveria ocorrer entre os professores da própria unidade escolar, assegurando o princípio da gestão democrática e a participação da comunidade escolar no processo. Foi reafirmado também que o critério prioritário para o exercício da função seria que o profissional fosse professor efetivo da rede municipal e apenas nos casos em que não houvesse professor interessado no cargo na escola é que seria admitida, de forma excepcional, a contratação de outro professor, ainda que não efetivo.

De acordo com a Portaria, nas unidades escolares em que não houve candidato inscrito, ou naquelas em que o candidato único não obteve a maioria dos votos válidos, a designação do Coordenador Pedagógico foi realizada por ato específico do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, nos termos do Edital nº 4/2026/SMECEL/VG, para o exercício da função de coordenador escolar no período de fevereiro de 2026 a dezembro de 2026.

“O coordenador pedagógico exerce papel estratégico na unidade escolar, sendo responsável pelo planejamento, articulação, acompanhamento e execução do Projeto Político-Pedagógico (PPP), devendo possuir conhecimento pedagógico, competência técnica, liderança, responsabilidade e compromisso com a comunidade escolar” finalizou o secretário.