Foto: SECOM/VG

 

A proposta busca transformar o entorno do terminal aeroportuário em um novo eixo de desenvolvimento urbano, turístico e econômico para Várzea Grande

 

Uma importante reunião realizada na Prefeitura de Várzea Grande reuniu a prefeita Flávia Moretti (PL), o senador Wellington Fagundes (PL), e o diretor-presidente do COA (Centro-Oeste Airports), Marco Antônio Migliorini, para discutir um amplo projeto de investimentos estruturantes no entorno do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

O projeto urbanístico prevê a integração do aeroporto à cidade, com obras de mobilidade urbana, duplicação de vias, construção de praças, áreas de lazer e novos espaços de convivência para a população.

A proposta busca transformar o entorno do terminal aeroportuário em um novo eixo de desenvolvimento urbano, turístico e econômico para Várzea Grande.

A prefeita Flávia Moretti destacou que o projeto nasceu ainda no início da gestão municipal e tem como foco aproximar o aeroporto da população. “Esse projeto da Orla do Aeroporto nasceu desde o início da gestão. Queremos realmente integrar a importância do aeroporto ao cidadão, ao visitante e a todos que frequentam a cidade. Será uma orla de lazer, com pistas de ciclismo, caminhada, calçadas, quiosques, além da duplicação de vias e criação de novos acessos para melhorar a mobilidade urbana.”

A gestora também ressaltou que a proposta contempla a duplicação da via do Pirineu e outras intervenções viárias estratégicas no entorno.

“Vamos agora iniciar os procedimentos administrativos necessários. Agradeço ao senador Wellington Fagundes, que sempre tem apoiado Várzea Grande e sido parceiro do município em Brasília.”

O projeto agora seguirá para as etapas administrativas e técnicas necessárias para viabilização das obras, consolidando uma iniciativa que promete impulsionar a mobilidade urbana, o turismo e o desenvolvimento econômico de Várzea Grande.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA - O senador Wellington Fagundes explicou que a reunião teve como objetivo alinhar os detalhes técnicos e institucionais para viabilizar os investimentos.

“Trouxemos o presidente da COA, empresa que administra os aeroportos do Centro-Oeste, porque o desafio é melhorar ainda mais nosso aeroporto e, principalmente, integrar o aeroporto à cidade e a cidade ao aeroporto.”

O parlamentar lembrou que o terminal já apresentou avanços significativos em avaliações nacionais, mas que novos investimentos são necessários.

“O aeroporto de Várzea Grande já foi o último em avaliação no Brasil e hoje é o quinto melhor. Já tivemos audiências na Anac e no Ministério de Portos e Aeroportos. Agora tratamos dos detalhes finais para tirar do papel esse grande projeto pensado pela prefeita e por todos nós.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL - O diretor-presidente do COA, Marco Antônio Migliorini, reforçou o compromisso da concessionária com o desenvolvimento regional e a parceria com o Município.

“Várzea Grande tem hoje o quinto aeroporto mais bem avaliado do país, resultado de um grande investimento. Aplicamos cerca de R$ 500 milhões nos aeroportos da COA, elevando o padrão de qualidade e a experiência dos passageiros.”

Segundo ele, a concessionária vê com entusiasmo o projeto apresentado pela prefeitura. “Estamos iniciando os entendimentos para essa grande obra no entorno do aeroporto. Nossa ideia é integrar cada vez mais o aeroporto à comunidade. O aeroporto é um instrumento de desenvolvimento, e estamos à disposição para contribuir para que esse projeto se torne realidade.”