Foto: SECOM/VG

 

Além de zerar fila de espera de anos pelo procedimento, Secretaria Municipal amplia atendimento para que mais mulheres possam ingressar e serem 100% atendidas pelo programa

 

Após o mutirão de laqueadura realizado no dia 13 de setembro, cerca de 30 mulheres foram encaminhadas para a Rede Cegonha, onde já passaram por exames laboratoriais para verificar a aptidão ao procedimento cirúrgico. A partir da próxima semana, as pacientes que estiverem com os exames em dia já serão direcionadas para a cirurgia.

De acordo com a médica Dra. Gabriela Zandonaide, as cirurgias serão realizadas todas as segundas e quintas-feiras, no período da tarde, no Hospital e Maternidade Dr. Francisco Lustosa (Rede Cegonha), até que a Secretaria Municipal de Saúde consiga zerar a fila das mulheres habilitadas. “A cada dia de cirurgia vamos atender, em média, quatro pacientes. Isso vai acelerar os procedimentos e, em pouco tempo, conseguiremos concluir essa primeira etapa”, destacou a médica.

Paralelamente, a Secretaria segue acompanhando mulheres interessadas em ingressar no Programa de Planejamento Familiar. Nessas situações, as pacientes passam por um processo de preparação com a equipe multidisciplinar, que envolve consultas com médico ginecologista, palestras educativas, além do acompanhamento psicológico e social. Concluída essa etapa, elas também estarão aptas para a cirurgia.

No caso dos homens, três pacientes já foram habilitados para vasectomia. Eles passaram pela primeira consulta médica e já foram encaminhados ao acompanhamento psicológico. Após essa etapa, seguirão para avaliação com o profissional responsável pelo procedimento, considerado menos invasivo e que pode ser realizado no ambulatorial.

O impacto do programa já pode ser medido: na semana posterior ao mutirão, dias 15 a 19, a Secretaria Municipal de Saúde registrou mais 20 atendimentos relacionados ao planejamento familiar, entre palestras para homens e mulheres e consultas médicas.

A Secretaria reforça que a iniciativa busca ampliar o acesso da população a métodos contraceptivos definitivos, sempre com acompanhamento técnico e humanizado, garantindo que a decisão seja tomada de forma consciente e segura.